Festival de Inverno Serra do Itapety se estende por um mês e terá 80 apresentações

Imprimir PDF


Durante o Festival de Inverno, serão realizadas 80 apresentações de diversos segmentos e linguagens culturais em 18 palcos da área central e também de bairros e distritos. Foto: Ópera Curta "Madame Butterfly" 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acaba de finalizar a programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2014. O evento, que já é uma tradição na agenda cultural do município, terá exatamente um mês de duração, estendendo-se de 27 de junho a 27 de julho. Ao longo desse período, serão realizadas 80 apresentações de diversos segmentos e linguagens culturais em 18 palcos da área central e também de bairros e distritos. 


Além dos palcos mais conhecidos, como Theatro Vasques, Praça Oswaldo Cruz, Terminal Central, Cemforpe, Casarão do Carmo, Praça Coronel Almeida (Praça da Matriz), Largo do Socorro e Parque Centenário, o público também poderá conferir as atrações do Festival em Taiaçupeba, Biritiba Ussú, Cezar de Souza, Sabaúna, Mogi Moderno, Jardim Rodeio, Jardim Layr, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Conjunto Jefferson da Silva e Jundiapeba. 

“A descentralização sempre foi uma característica muito forte do Festival de Inverno e neste ano fizemos questão de mais uma vez explorar bem o aspecto da distribuição dos palcos. Com isso, conseguimos levar cultura de forma gratuita às mais diversas comunidades do município, atingindo públicos que muitas vezes não iriam até o Centro da cidade para conferir uma atração cultural”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

A música é a linguagem predominante da programação, mas ela será apresentada sob distintas vertentes e gêneros, como reggae, piano, chorinho, serestas, coral, rock, hip hop, música instrumental e música raiz. Adicionalmente, será possível prestigiar pelo Festival de Inverno linguagens como teatro infantil e adulto, literatura, cinema, dança, stand up, cultura popular, sarau e exposição. 

O Festival começa na próxima sexta-feira (27/06), com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, no Theatro Vasques, às 20 horas. Já no sábado (28/06) os mogianos poderão conferir atrações de reggae na Praça Oswaldo Cruz e um show musical com Theo Werneck à noite, no Theatro Vasques. O domingo (29/06), por sua vez, terá dança no Theatro Vasques, a partir das 19h.

Outras atrações confirmadas são o stand up Humor de 4, a Ópera Madame Butterfly, o coral Musicativa, o Trio Quindim, Jabuticaqui, show com Zé Modesto e Mariangela Zan, entre outros. A parceria com o Museu da Imagem e do Som vai garantir sessões de filmes no Casarão do Carmo. Já a Fundação CSN, com o projeto Circula Brasil, trará à cidade apresentações como Mímimo, Mágico e Palhaços, o pré-lançamento do CD Silencia, de Ceumar, o teatro A quase morte do Zé Malandro e a dança 3 Tempos, além de muitos outros.

Toda a programação do Festival de Inverno é gratuita. 

Oficinas

Permanecem abertas as inscrições para as Oficinas Culturais e Artísticas, que integram a programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2014. Ao todo, são 915 vagas para oficinas dos mais diversos segmentos culturais, sendo 265 vagas do projeto Diálogo Aberto, em que os próprios funcionários da Secretaria Municipal de Cultura atuarão como oficineiros. As aulas são voltadas para todo tipo de público com idade a partir de oito anos.


No segmento de artesanato, são 11 oficinas com um total de 110 vagas disponíveis. Já a dança conta com sete oficinas e 200 vagas. O segmento audiovisual terá uma oficina, promovida em parceria com o Museu da Imagem e do Som, para a qual podem se inscrever até 30 pessoas. Nas artes plásticas, são 30 vagas em três oficinas distintas. O ramo do teatro, por sua vez, oferece 120 vagas, distribuídas por quatro oficinas. Já a música tem um total de seis oficinas e 160 vagas.

Pelo projeto Diálogo Aberto, que é um pouco mais voltado a quem já atua no segmento artístico, será possível aprender mais sobre o processo de cadastramento e mapeamento dos artistas da cidade, questões referentes ao patrimônio e museus da cidade, a elaboração de projetos culturais, conceitos básicos de iluminação cênica e sonorização, projetos transversais, o processo de escrever um livro, como atrair a iniciativa privada para patrocinar seus projetos, redes sociais e profissionalização de agentes culturais. 

Os interessados ou, no caso de menores de 18 anos, seus responsáveis legais, devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, no número 993 da rua Coronel Souza Franco, portando documentos de identificação pessoal, mais comprovante de residência. As inscrições e a participação nas oficinas também são gratuitas. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi