Expo Mogi 2014 terá início no dia 29 de agosto

Imprimir PDF

A Banda Capital Inicial é uma das grandes atrações da festa em comemoração aos 454 anos de Mogi das Cruzes, que terá início na sexta-feira e vai ter quatro dias de duração
Na sexta-feira da próxima semana (29/08) terá início a quinta edição da Expo Mogi 2014, a festa em comemoração aos 454 anos de Mogi das Cruzes, que se estende até o dia 1º de setembro. Ao longo desses quatro dias, os mogianos poderão conferir, na área do Pró-Hiper, um conjunto de atrações, desde pavilhão de exposições de empresas de diversos segmentos, até feira de artesanato, serviços de orientação a micro e pequenos empresários, exposição e venda de plantas ornamentais, mais praça de alimentação e grandes shows musicais.

A festa é realizada em parceria com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), que gerencia o pavilhão de exposições empresariais. No espaço, haverá cerca de 100 estandes, ocupados por empresas dos segmentos de agronegócios, comércio, indústria e serviços expondo seus produtos e serviços ao público. O espaço tem área total de 2.500 metros quadrados e contará também com a presença de outlets. O maior objetivo deste segmento da festa é apresentar ao mercado consumidor o potencial produtivo do Alto Tietê, além de fomentar os negócios locais.

O público também encontrará na Expo Mogi 2014 uma farta praça de alimentação, comandada por 16 entidades socioassistencialistas do município. Esses grupos e associações foram selecionados com base no cadastro já existente junto ao Fundo Social de Solidariedade e à Secretaria Municipal de Assistência Social, que elenca entidades sérias e com trabalhos de reconhecido valor em âmbito municipal. Além de cuidar da estrutura das barracas que irão ocupar, todas ficarão com a verba arrecadada a partir da venda de produtos alimentícios. 

Para garantir a segurança desta parte da festa, que exige instalações mais complexas por envolver o preparo de alimentos, todas as entidades receberam capacitação da Vigilância Sanitária e Defesa Civil, numa parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, Associação Comercial de Mogi das Cruzes e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O espaço, que é um dos mais procurados da festa, oferecerá alimentos típicos, como tempurá, pastel, hot dog, churrasco no pão, churrasco grego, caldos, pernil e linguiça no pão, derivados de milho, buraco quente, pizza, yakissoba, crepe, afogado, onigiri, tapioca, além de sucos e vitaminas.

No espaço interno do prédio do Pró-Hiper, o público encontrará estandes onde estarão expostos produtos artesanais e artísticos, além de plantas ornamentais. Serão 88 estandes no total, sendo 39 destinados a integrantes da Feira Mogi Feita a Mão, que já é um projeto fixo da Prefeitura de Mogi das Cruzes, de incentivo à produção artesanal local. A Secretaria de Cultura cuida neste momento da seleção de todos os artesãos, artistas e produtores de plantas ornamentais que vão ocupar este espaço da festa. Os interessados têm até a próxima quarta-feira (20/08) para se inscrever.

Outros serviços básicos da Prefeitura também estarão presentes na Expo Mogi 2014. É o caso do Emprega Mogi, serviço municipal de seleção e encaminhamento de candidatos ao mercado de trabalho, que terá um posto avançado na festa. No local, os interessados poderão deixar os currículos e receberão orientação sobre cursos. Já as equipes da Administração Municipal irão aproveitar para divulgar entre as empresas presentes no pavilhão de exposição a mão-de-obra disponível pelo programa.

Também haverá um estande do programa municipal, desenvolvido em parceria com o governo estadual, que garante a concessão de empréstimos a micro e pequenos empreendedores, com a menor taxa de juros praticada no mercado – apenas 0,5% ao mês. De 2001 até julho último, o programa garantiu a assinatura de 2.499 contratos com empreendedores mogianos, num total de R$ 8,3 milhões financiados. A unidade tem hoje disponibilidade de mais R$ 2,1 milhões para empréstimos.

A Expo Mogi 2014 terá também um apelo sócio-ambiental, com o incentivo para que as pessoas contribuam com as ações que visam reduzir o volume de lixo e incentivar a reciclagem. Para isso, caçambas do programa Recicla Mogi serão espalhadas próximo à praça de alimentação, para o despejo dos recicláveis. Alguns agentes municipais também irão orientar os visitantes sobre a iniciativa desenvolvida pela Prefeitura. 

Desde que foi implantado, há pouco mais de um ano, o programa Recicla Mogi já consegui elevar o índice total de coleta seletiva do município de 0,5% para 4%. A previsão é de que o número chegue a 10% até o final de 2016, o que colocará Mogi das Cruzes em uma posição de destaque na área de reciclagem em termos nacionais.

Programação musical

A programação musical é um dos pontos altos da Expo Mogi 2014. A festa vai promover dois shows musicais por noite, sendo uma atração local e outra banda ou artista convidados, de reconhecida atuação em todo o país. Os estilos musicais variam entre rock, samba, música infantil e Música Popular Brasileira. 

Na sexta-feira (29/08), a apresentação de abertura fica por conta da banda Murrugas, a partir das 19 horas. Na sequência, às 21 horas, será a vez da Banda Capital Inicial, liderada pelo cantor Dinho Ouro Preto. Já no sábado (30/08), a Comunidade Samba Mogi esquenta os tamborins às 19 horas, com o melhor do samba raiz, para que o Grupo Só Pra Contrariar, do cantor Alexandre Pires, empolgue o público com o show “Tour 25 Anos”, às 21 horas. 

No domingo (31/0/8) a programação se inverte. Primeiro, às 19 horas, vai se apresentar o grupo Palavra Cantada, que é formado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit e está há 20 anos na estrada, fazendo canções infantis aclamadas pela crítica. O show terá a participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, do coral Canarinhos do Itapety e também do coral de mil vozes, formado por crianças e jovens de instituições de ensino do município. Depois, às 21 horas, será a vez de Carlos Mello e Banda encerrarem o domingo com um repertório de MPB.

Essa parceria vocal entre artistas consagrados e alunos da cidade já foi realizada em edições anteriores da Expo Mogi. Em 2013 o coral de mil vozes acompanhou o cantor Jorge Vercillo, em 2012 fez o mesmo com Fábio Júnior, em 2011 cantou ao lado de Elba Ramalho e, em 2010, dividiu o palco com Milton Nascimento. Em 10 anos de estrada, os Canarinhos do Itapety já dividiram os holofotes com outros grandes nomes da MPB, como Guilherme Arantes, Ivan Lins, Moraes Moreira, Toquinho, Flávio Venturini e Lô Borges. 

Na segunda-feira (1º), último dia da ExpoMogi, as apresentações musicais ficam por conta do mogiano de repertório romântico, Fernando Maque - às 18 horas - e da eterna “Ternurinha” Wanderléa. O último show da Expo Mogi segue a linha de anos anteriores, de uma apresentação mais voltada à família e também a pessoas da terceira idade. A rainha da Jovem Guarda fará show a partir das 19 horas.

A Expo Mogi tem início às 15 horas da sexta-feira (29/08). Nos demais dias, abre a partir das 10h. Em todos os quatro dias a feira fica montada até as 22 horas. A entrada do público será sempre pela Avenida Cívica. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi