Bertaiolli visita prédio da área central que vai abrigar novo centro multicultural

Imprimir PDF

Bertaiolli destacou a ótima estrutura do prédio, que tem localização privilegiada e está localizado na área central da cidade
O prefeito Marco Bertaiolli visitou nesta sexta-feira (29/08), ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e do secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, o prédio da Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, no Centro. Com o contrato de locação do edifício assinado no dia 6 deste mês, a Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu as chaves e atualmente as Secretarias de Obras e de Cultura realizam um estudo de utilização do local, com uma análise das intervenções que devem ser feitas no prédio para o início de seu uso – a previsão é que isso aconteça já no final deste ano, com as comemorações do Natal.

“Recebemos as chaves e, nesta visita ao prédio, constatamos que trata-se de um imóvel excelente, com localização privilegiada e que proporciona uma vista magnífica da região central da cidade. Temos andares inteiros, sem salas, o que facilitará sua utilização. O secretário Mateus Sartori está conduzindo este trabalho, em parceria com a área cultural da cidade, e nosso objetivo é oferecer mais um espaço privilegiado aos mogianos. Faremos as reformas iniciais e queremos utilizar pelo menos o andar térreo até o final do ano, nas festividades de Natal”, disse Bertaiolli.

O prefeito lembrou que as reformas e adequações para que o prédio possa receber o público estão estimadas em cerca de R$ 150 mil. Além disso, Bertaiolli explicou que a Prefeitura já vem negociando a compra do prédio e o processo depende da anuência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autorizando a proprietária a vender o edifício ao município. Além disso, o valor pago pelo aluguel será debitado futuramente no valor da compra do imóvel, de acordo com o prefeito.

Conforme a legislação, o contrato só permite que a Prefeitura faça trabalhos de manutenção no imóvel. Após a compra do prédio, entretanto, a pretensão é fazer uma obra maior, instalando elevadores, por exemplo, e adequando o local a todas as normas de acessibilidade. Já a ocupação final do prédio ainda será definida, de forma aberta e democrática entre a classe artística e a Secretaria de Cultura.

Bertaiolli lembrou ainda que a recuperação do prédio está inserida no programa de requalificação urbana da área central do município e que, com os trabalhos de ampliação da área destinada às calçadas e adoção do sistema traffic calm para a passagem de veículos, a atual Administração vai entregar a terceira praça pública do Centro. “Vamos devolver à cidade a praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, que acabou sumindo com o passar do tempo. Contabilizando a praça Flávio Furlan e a praça do Totó, esta será a terceira praça pública que entregamos na área central”, acrescentou.

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, falou sobre a importância deste novo equipamento, que vai atender à demanda dos artistas plásticos da cidade. “Esta sempre foi uma grande demanda deste segmento. Este novo centro vem para trazer respeito e receber com dignidade os artistas do município”, destacou. (MAS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi