Recuperação do Prédio da Praça Monsenhor Roque Pinto terá início na próxima semana

Imprimir PDF

A recuperação do prédio está inserida no programa de requalificação urbana da área central do município, que prevê a adoção do sistema traffic calm para a passagem de veículos
O prédio da Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, que foi recentemente locado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para se tornar um centro multicultural, começará a receber obras de adequação na próxima semana. Na quarta-feira última (05/11) foi assinado o contrato com a empresa que se responsabilizará pelos trabalhos e, com a expedição da ordem de serviço, os trabalhos têm início em caráter imediato. O imóvel passará por uma revisão, para que possa receber devidamente apresentações artísticas e culturais, além do público.

Com investimento de R$ 148.040,32, as obras vão incluir a remodelação completa da parte interna do prédio, com troca de forro, piso, revisão de todas as instalações elétricas e hidráulicas e também serviços externos, com reforma das esquadrias, fachada e trabalhos de pintura geral. Estas reformas iniciais objetivam a adequação do imóvel, porém a Prefeitura de Mogi das Cruzes ainda planeja, após a efetiva aquisição do prédio, obras mais amplas, que tornem a edificação 100% acessível, além de outras melhorias. 

Como já integra o rol de imóveis usufruídos pela Administração Municipal, e também devido a sua localização estratégica, o prédio da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros já vai receber, neste final de ano, iluminação de Natal. Serão instalados efeitos de iluminação, com lâmpadas LED, nos pilares internos do prédio e arranjos serão colocados na parte da caixilharia. Os vidros também terão arranjos luminosos e a sacada vai receber uma cascata de luz. 

Os serviços de iluminação natalina, que são uma tradição no município, terão investimento total de R$ 150 mil. A decoração do prédio do futuro centro cultural da cidade ficará diretamente integrada os trabalhos de iluminação que serão feitos na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente a Catedral de Santana. 

O contrato de locação do prédio foi assinado no dia 6 de agosto, após extensas negociações entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a direção da empresa proprietária. Ficou acordado entre as partes que essas benfeitorias iniciais serão abatidas no valor do aluguel pago pela Prefeitura nos primeiros doze meses do contrato – ele tem duração total de cinco anos. A Administração Municipal ainda aguarda, contudo, a anuência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para que possa efetivamente adquirir o imóvel. 

A forma como o imóvel será utilizado está sendo discutida, de forma aberta e democrática, com toda a classe artística. Já existe um planejamento, contudo, para que o imóvel receba, tão logo estejam concluídos esses serviços iniciais, uma exposição artística, com quadros e obras de arte de uma forma geral. A Secretaria Municipal de Cultura já se encarregou de fazer um convite público aos interessados e trabalha na organização da mostra. 

A recuperação do prédio está inserida no programa de requalificação urbana da área central do município e, com os trabalhos de ampliação da área destinada às calçadas e adoção do sistema traffic calm para a passagem de veículos, ela também vai permitir a devolução ao município da Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros. Ao longo dos anos, o espaço público foi sendo tomado pela circulação e estacionamento de veículos e perdeu as características de praça. Esta será a terceira praça entregue pela Prefeitura na área central, juntamente à Otaviano Malta Moreira (Praça do Totó) e a Flávio Furlan, anexa ao Terminal Central.

“Estamos dando agora o segundo grande passo rumo à realização de um sonho, que é entregar um centro cultural na área central do município para todos os mogianos. A primeira etapa foi a locação do prédio, que conseguimos superar, e agora terão início os trabalhos de recuperação. Um equipamento como este sempre foi uma grande demanda da classe artística da cidade, portanto isso significa atender a este público com respeito e dignidade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. (LMS) 
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi