1ª Semana do Hip Hop terá shows, diálogos e grafitagem a partir de quarta-feira

Imprimir PDF

A 1ª Semana do Hip Hop é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, que visa ampliar e difundir os debates sobre a cultura hip hop
A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Mogiana de Hip Hop, vai promover, entre os dias 12 e 16 de novembro, a 1ª Semana do Hip Hop. O evento tem a proposta de consolidar e fortalecer ainda mais a prática do hip hop na cidade, após importantes avanços já conquistados dentro deste segmento, como a inauguração da Casa do Hip Hop, na área central, e a realização, neste espaço, de oficinas e debates sobre as raízes e a evolução dessa cultura.


A abertura oficial da semana será na quarta-feira (12/11), com uma apresentação dos oficineiros da Casa do Hip Hop no Theatro Vasques, a partir das 20h30 e show de encerramento com o DJ Simone. Já na quinta-feira (13/11) a programação parte para o diálogo, com o projeto “O Rolê – O Hip Hop na Educação”. O objetivo é interagir com alunos da rede municipal de ensino, falando a eles sobre a amplitude do movimento hip hop e como suas origens podem ser ligadas a diversas disciplinas, tais como história e geografia.

A ideia, logo, é utilizar o hip hop como ferramenta pedagógica, incitando discussões que cabem perfeitamente nas áreas de sociologia e filosofia, já que abordam questões sobre movimentos sociais, a divisão da sociedade em classes, os direitos e deveres dos cidadãos, o que se busca atingir com o estilo musical e como os jovens reagem hoje em dia aos ritmos apresentados. “O Rolê” deve ser levado aos CEMPREs da cidade, na quinta e sexta-feira (13/11 e 14/11).

Outro destaque da Semana do Hip Hop é o “1º Ink in the City – Encontro de Grafite”, um evento que tem por objetivo aproximar grafiteiros, adeptos e amantes da arte urbana, ampliando as discussões sobre as vertentes da linguagem. A intervenção também propõe um encontro entre a cultura de rua e os catadores de papel, com um posicionamento sociocultural de transformação da paisagem urbana. A ideia é que os carrinhos de coleta recebam a pintura dos artistas.

Durante o encontro, a Casa do Hip Hop ficará aberta para visitação, com a presença de um DJ que fará residência para estimular a criação artística e animar os apreciadores. Os microfones estarão abertos para as rimas dos MCs, a fim de aproximar as linguagens e caracterizar o evento como um grande festival da cultura hip hop. Serão cinco grafiteiros convidados, mas o DJ residente. 

Outra iniciativa que fará parte da Semana do Hip Hop é o bate-papo “Soltando o Verbo na Real”, o primeiro de uma série de diálogos com profissionais e artistas experientes da cultura hip hop, que servirão de modelo e estímulo aos novos criadores. Quem comanda esta primeira edição é Bob Controversista, educador popular e coordenador da casa da Cultura Hip Hop de Guarulhos e do Alto Tietê. O bate-papo também vai contar com a presença de dois debatedores locais, que auxiliarão na condução das questões em pauta.

Mais uma atração da Semana do Hip Hop é a edição especial do Arena MC, um projeto da Secretaria Municipal de Cultura que já realizou ações em locais como Jundiapeba, Conjunto Jefferson, Conjunto Toyama, Jardim Layr, Centro, além de ter marcado presença em fóruns setoriais de discussão. O evento, que é sempre marcado por batalhas de MCs, terá show especial com Motim, grupo de rap paulista formado por Tiago RedNiggaz, Luca Fiorillo e DJ Nato_PK, que acaba de lançar seu primeiro disco, intitulado “Mixtape”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi