2º Festival de Culturas Negras terá início em 20 de novembro

Imprimir PDF

A exibição do filme "Ó, Pai, Ó" será uma das atrações do 2º Festival de Culturas Negras, que terá início no dia 20 de novembro na cidade
A partir do dia 20 deste mês, a Secretaria Municipal de Cultura promove o 2º Festival de Culturas Negras. O evento, que se estende até o dia 29, vai reunir o concurso de beleza Miss Afro 2014, rodas de capoeira e choro, encontro literário, oficina, shows, exposição artística, exibição de filmes, diálogos e também eventos como a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a entrega, na Câmara Municipal, da medalha Zumbi dos Palmares.

Miss Afro Mogi 2014


A posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial será o evento de abertura do festival. Trata-se de um novo conselho municipal, que está sendo implantado agora e representa um grande avanço em prol da política de promoção da igualdade racial, já que amplia o rol de ações públicas voltadas à prevenção e combate ao racismo, discriminação e preconceito racial. É, portanto, mais uma ação de valorização da população negra de Mogi das Cruzes.

“O Festival de Culturas Negras é uma oportunidade de reconhecermos a importância da matriz africana na nossa formação cultural. É uma forma de valorizar e difundir a cultura afrobrasileira e também de falar sobre preconceito e racismo. Nesta edição, assim como na primeira, continuaremos descentralizando as atrações. Um bom exemplo é concurso Miss Afro 2014, em que as seletivas serão realizadas nas quadras das escolas de samba da cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

Um dos destaques do Festival é o “Encontro das Três Rodas”, evento que vai reunir palestras, debates e performances artísticas das 13h às 20h do dia 22, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). O evento tem a parceria da Unegro, uma organização do movimento negro que completou neste ano 26 anos de lutas sociais em defesa da população negra. A comunidade do Conjunto Jefferson também será contemplada com uma ampla gama de atividades culturais, como show, literaruta e fanzine.

O maculelê, samba de roda e capoeira serão apresentados ao público no Terminal Central, no dia 24 de novembro. E projetos já presentes na agenda da Secretaria Municipal de Cultura, como encontros do grupo Entremeio Literário e a Roda de Choro do Seu Julinho, irão se voltar inteiramente para o tema da valorização da cultura negra. Também por isso, serão promovidas duas sessões de cinema, com os títulos “Ó, Pai Ó” e “Os 12 Trabalhos”. As exibições serão no Casarão do Carmo.

Os shows musicais seguem a mesma linha e estão confirmadas as apresentações de Pedro Junior e Banda no dia 21 de novembro, no Theatro Vasques, bem como o show “Todas as Vozes, Todos os Cantos”, que terá intervenções, turbantes e maquiagem para pele negra, às 10 horas do dia 29 de novembro, na Praça Oswaldo Cruz. 

A artista Maristela Afro também participa da programação do Festival de Culturas Negras, com a exposição “Ancestrais”, que ficará aberta durante todo o período do festival, no Ciarte e no saguão de entrada do Theatro Vasques. Haverá ainda debates sobre educação, racismo e sexismo no Ciarte e a sessão negritude no cinema, com um bate-papo após o filme, na Casa do Hip Hop. 

Veja a programação completa

Mais informações podem ser obtidas no telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi