Exposição de presépios é aberta no Casarão do Carmo

Imprimir PDF

 
Os presépios disponíveis para apreciação em mostra no Casarão do Carmo são provenientes de diversas partes do mundo e também foram feitos com diferentes materiais e técnicas
Em alusão ao espírito natalino, a Secretaria Municipal de Cultura acaba de abrir, no Casarão do Carmo, a exposição “E habitou entre nós!”. A mostra é composta por cerca de 30 presépios das mais diversas origens e técnicas, que remontam a cena do nascimento de Cristo e traduzem, de forma criativa a interativa, a fé e devoção do povo. 

O acervo exposto pertence ao colecionador e responsável pela Divisão de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, Roberto Lemes Cardoso. Ele também foi o responsável pela montagem da mostra, que segue uma linha clean, buscando dar mais destaque às peças do que ao cenário como um todo. “Não fizemos nada rebuscado, muito embora tenhamos usado materiais diferenciados, como semente de girassol, quirera de milho, pedras e flores artificiais, em um processo de valorização às peças dos presépios”, explica Cardoso.

Alguns países estão representados na exposição, como Peru, Congo e Japão. Do Brasil, os presépios do acervo são provenientes da cidade de Curitiba, no Paraná e também de São Paulo. Os destaques ficam por conta de dois presépios produzidos em Mogi das Cruzes: um em madeira, rústico, ao estilo caipira, confeccionado por Pedro Brito. Outro, em origami, que foi feito pelo artesão Carlos César Bento, especialmente para presentear o colecionador.

Os presépios são produzidos em diferentes materiais, como madeira, cerâmica e porcelana. A exposição também é composta por várias miniaturas que, assim como as peças maiores, tem diversas origens, técnicas e emprego de materiais. Trata-se de uma homenagem à arte, que já se tornou um costume em várias culturas ao redor do mundo. 

Quem quiser conferir a mostra “E habitou entre nós” pode visitar as salas expositivas do Casarão do Carmo até o dia 6 de janeiro. O local fica aberto de tera a sexta-feira, das 8h às 17h. 

O Casarão do Carmo fica no Largo do Carmo, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4799-4281 ou 4725-3448. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi