Casarão do Chá receberá exposição de caricaturas a partir de 8 de março

Imprimir PDF


As caricaturas do artista Fábio San Juan, que retratam autoridades e pessoas famosas, estarão a mostra no Casarão do Chá a partir do dia 8 de março

A partir do dia 8 de março, o Casarão do Chá, no Cocuera, passa a receber a exposição “Teia Mundial de Caricaturas”, de Fábio San Juan. Na exposição, o artista de Piracicaba apresenta caricaturas de celebridades como Nicolas Cage, papa Francisco, presidente Dilma, Ariano Suassuna, Santos Dumont, Tomie Ohtake e muitos outros. São 30 trabalhos, executados com tinta a óleo, acrílica e alguns toques de giz pastel, em sua maioria no formato 30x40 cm. 

“A ideia da exposição Teia Mundial de Caricaturas nasceu quando fui listar personagens que estão em evidência nos meios de comunicação da atualidade. Pois para o público desfrutar melhor a arte da caricatura, é necessário que conheçamos muito bem a pessoa que está sendo “distorcida” num desenho caricato”, destaca o artista. 

Os desenhos, para ele, vieram como um processo natural de desenvolvimento da sua produção. Durante muitos anos, San Juan trabalhou com caricaturas ao vivo e por encomenda. Elas eram oferecidas ao público primeiramente por meio de uma publicação de humor editada em sua cidade natal e depois passaram a ser vendidas pela Internet. 

A concepção da “teia” veio juntamente ao trabalho de pesquisa dos candidatos a serem retratados por meio das caricaturas. “Veio-me à cabeça a expressão “world wide web”, que quer dizer, se traduzida literalmente, teia que abrange o mundo todo. Na hora pensei: teia? Um dos personagens mais populares do mundo é o Homem-Aranha. Que personagem melhor que esse para representar uma porção de coisas que representam a nossa época? Conectividade, hiper-ligação com conteúdos, violência, humor irônico”, relata. 

Na sequência, surgiu a ideia de fazer a instalação que conectaria as caricaturas entre si. “É o hiperlink da internet e a teia do Homem-Aranha. Fazendo às vezes conexões que parecem absurdas, mas é tudo verdade. Como ligar Nicolas Cage, Santos-Dumont, Dilma, Big Brother, Charlie Hebdo, Pelé e Tomie Ohtake numa teia de ligações? É o que vocês verão na mostra”, finaliza. 

A exposição será aberta a partir das 10 horas do domingo e fica até o dia 19 de abril no Casarão do Chá, sempre com entrada gratuita. Durante a semana, será possível agendar visitas monitoradas para grupos, porém há uma taxa. 

Workshop

Além da exposição em si, o artista Fábio San Juan vai oferecer, no dia da abertura da exposição (08/03), às 10h, um workshop de Caricatura, no qual falará um pouco da história da caricatura e sua própria trajetória. Também proporcionará aos participantes a parte prática, com exercícios de percepção para caricaturas ao vivo, autocaricatura e dicas de como realizar a distorção cômica, necessária para a confecção de trabalhos no gênero.

Para participar do workshop é necessário fazer uma pré-inscrição pelo telefone (11) 4792-2164 ou pelo e-mail acasaraodocha@gmail.com.

Sobre o artista

Fábio San Juan tem 40 anos e nasceu em Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo, onde vive até hoje com a família. A cidade possui uma tradição em desenho de humor e artes plásticas, tanto é que é a terra do Salão Internacional do Humor. Já San Juan é artista gráfico e professor de História licenciado pela Universidade de Campinas (Unicamp). 

Já participou de várias edições do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (1993, 1994, 1998 a 2000), Salão Universitário de Humor da Unimep (1993,1994), Salão Nacional de Humor de Amparo (1994,1996) e Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro (1993), além de outras mostras de humor gráfico.

Publicou histórias de quadrinhos e ilustrações periodicamente em veículos de imprensa locais como Jornal de Piracicaba, A Tribuna Piracicabana, Viletim, entre outros. Hoje, possui na revista Cidade Nova (www.cidadenova.org.br), que é uma publicação de circulação nacional, uma ilustração mensal na seção infantil da revista, em parceria com sua esposa Catarina Landim.

Editou publicações impressas de humor gráfico como Jornal Rio e Dois Palitos, além do jornal mensal de arte e cultura Portaberta. Ministra cursos e palestras em várias escolas de arte e instituições como Sesc, Esalq, Sindicato dos Bancários, Prefeitura de Piracicaba, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, etc., além de atuar como curador de exposições.

Atua como caricaturista ao vivo de eventos desde 2005. De 2007 a 2013 manteve, com a esposa Catarina Landim, o site de vendas de caricaturas e lembrancinhas para casamentos Casando no Papel. Seu trabalho de caricaturas pode ser visto no site www.caricaturasfabiosanjuan.com.br e no perfil do Facebook “Fábio San Juan”.

Serviço

Exposição
“TEIA MUNDIAL DE CARICATURAS"

Caricaturas de Fábio San Juan

Abertura: 08/03/2015 – domingo
com Workshop de Caricatura – 10h da manhã
Exposição até 19/04/2015

Local: Casarão do Chá – Estrada do Chá, cx 05 - acesso pela Estrada do Nagao (Fujitaro Nagao), km 3 - Cocuera - Mogi das Cruzes, SP
Dias e horário de Visitação: domingos, das 09h às 17h

Durante a semana é possível agendar visitas monitoradas.
Grupos turísticos – R$100,00 até 30 pessoas
Contato para agendamento: (11) 4792 2164 ou acasaraodocha@gmail.com
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi