Inscrições abertas para o Projeto Cine-Musical

Imprimir PDF

O Projeto do grupo Poesis está de volta em 2015 com diversas oficinas de cinema e propõe a criação de um curta-metragem no gênero musical, onde os participantes criarão um roteiro baseado em uma letra de música. As letras e músicas escolhidas serão de compositores vivos da Música Popular Brasileira.


Introdução

Os cenários, figurinos e entonações são construídos a partir da música.O filme musicado é construído a partir da narrativa e falas dos atores, das músicas e imagem, efeitos visuais e sonoros e movimentos de câmera, trazendo um sentido ao espectador. O gênero musical nasce na década de 30, após a introdução de som no cinema que até então era mudo. Seu roteiro enfatizava a dança e a música, e as narrativas eram caracterizadas a partir do canto. Uma característica do musical é a narrativa musicalizada que é utilizada para contar fatos de maneira lúdica sem desrespeitar os elementos melodia, rimas, versos, etc. Também a coreografia é elementar para esse gênero e, geralmente, é composta por um grupo de movimentos padronizados. Portanto, as falas cantadas, as coreografias, os figurinos e cenários possuem detalhes atraentes que contem o objetivo de contar uma história e entreter mais profundamente o observador.


O Projeto

A partir da leitura de filmes clássicos universais e brasileiros, pretendemos desenvolver com participantes determinadas competências e habilidades, tais como: compreender a linguagem cinematográfica; contextualizar arte e literatura; valorizar a diversidade cultural; contextualizar os processos histórica e geograficamente; compreender dados históricos e geográficos; construir argumentações e elaborar propostas para intervir na realidade deste município.

Este projeto pretende trabalhar a sétima arte como instrumento de aprendizagem no município, entendendo o cinema enquanto expressão cultural de uma sociedade, ou seja, do pensamento coletivo.

Desta forma, partimos de entender os filmes e as vanguardas cinematográficas desde a perspectiva do pensamento social, as idéias que adquirem força social em uma comunidade.

 

Aulas

Local: Casarão do Carmo. (Rua José Bonifácio, 516 - Largo do Carmo, Mogi das Cruzes/SP)
Horário: das 14h às 17h

 

Cronograma

Haverá uma oficina de longa duração composta por Roteiro, Preparação de Músico, Preparação de Ator, Filmagem e Edição. As vagas abertas por desistências na turma do Roteiro serão completadas para as demais oficinas de acordo com as datas abaixo:

1) Roteiro - início 16/abril: Teorias e dicas práticas de análise, planejamento e revisão de roteiro, desde a definição do tema e técnicas de criatividade, design de personagem, estruturas clássicas e avançadas, escaleta e argumento, planejamento de cenas e beats, diálogo e subtexto e processo de revisão.

2) Preparação de Músico - início 25/junho: A Oficina tem como objetivo dar início as noções básicas de música instrumental e canto. A oficina de preparação em canto, objetiva favorecer o desenvolvimento de elementos musicais e técnicos que propiciem condições do participante de interpretar, contextualizar e produzir a sua prática de canto.A respeito da parte instrumental – Selecionar e Preparar os instrumentistas para a criação de arranjos, instrumentação e performance. Instrumentar os inscritos com noções básicas dos elementos da prática musical.

3) Preparação de Ator - início 25/junho: Atividade essencialmente prática que mescla as experiências de atores profissionais, amadores e iniciantes, que tem por objetivo a construção da personagem e encenação de uma obra audiovisual. Serão estudados e experimentados métodos específicos da interpretação para o cinema, porém sem ignorar as muitas ferramentas de atuação que vêm do teatro.

4) Filmagem - início 16/julho: Leitura do Roteiro e exercícios práticos de utilização de equipamentos básicos de filmagem, câmeras portáteis, celulares, iluminação, junto a informações sobre história, estética e movimentação da câmera na linguagem cinematográfica.

5) Edição - início 24/setembro: Análise do material bruto, técnicas para edição de vídeo (escolha de tomadas, seleção de imagens, montagem de roteiro).


Inscrições

São 30 vagas disponibilizadas a interessados em Cinema, Música e Dança a partir de 16 anos. As inscrições vão até o dia 14 de abril, através do e-mail culturamogi@pmmc.com.br. Para tanto, basta enviar um e-mail com o assunto "Oficina Cine-Musical", contendo na mensagem os dados abaixo:

- data de nascimento
- telefones para contato (fixo e celular)
- endereço
- nome completo

 

Oficineiro

Pedro Carvalho (Drozza) começou a carreira no primeiro ano como aluno do Audiovisual da USP, em 2006, realizando o vídeo "Matrix: Baixo Orçamento", com mais de meio milhão de acessos, o viral foi citado no blog de cinema da Folha Ilustrada e exibido na TV Cultura. Em 2007, passou a fazer parte do coletivo de criação Cromossomos na Produtora Maria Bonita Filmes.

Lá, criou e dirigiu projetos para clientes como Canal Multishow e TV Cultura. Após esse período, vinculou-se ao coletivo Irmãos de Criação, onde trabalhou como roteirista e diretor para clientes como Unilever, SP Fashion Week e Discovery Kids até o final de 2009. Neste ano, também dirigiu seu primeiro filme de ficção, "Popókas", exibido em 7 festivais e ganhador de 2 prêmios.

Desde 2012, trabalha como freelancer roteirizando, produzindo e dirigindo conteúdo para cinema, web, tv e publicidade, atendendo clientes como Mercado Municipal, Riachuelo, Camel, Associação Cultural Video Brasil, Telefonica, Greenpeace, entre outros.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi