Inscrições estão abertas para oficinas gratuitas do Projeto Cine-Musical

Imprimir PDF


As aulas do Projeto Cine-Musical, composto por cinco oficinas que serão realizadas entres os meses de abril e setembro deste ano, acontecerão no Casarão do Carmo e serão ministrada pelo oficineiro Pedro Carvalho (Drozza). Foto: reprodução/internet

[ VAGAS ABERTAS PARA OFICINA DE CANTO E PREPARAÇÃO DE ATOR ]
A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo Poiesis, está com inscrições abertas para o Projeto Cine-Musical. São 30 vagas para a participação gratuita em um ciclo de oficinas que terá início no dia 16 de abril e vai culminar, no mês de setembro, com a criação de um curta-metragem do gênero musical. A oficina é destinada a pessoas com 16 anos ou mais e as inscrições devem ser feitas até o dia 14 de abril, pelo e-mail da Secretaria de Cultura (culturamogi@pmmc.com.br). 

No assunto do e-mail, é necessário escrever “Oficina Cine-Musical”. Já no corpo, o interessado precisa fornecer alguns dados pessoais, como data de nascimento, telefones para contato (fixo e celular), endereço e nome completos. 

O ciclo de oficinas, que será inteiramente realizado no Casarão do Carmo, tem por objetivo desenvolver com os participantes competências e habilidades, tais como compreender a linguagem cinematográfica, contextualizar arte e literatura, valorizar a diversidade cultural, contextualizar os processos histórica e geograficamente, compreender dados históricos e geográficos; construir argumentações e elaborar propostas para intervir na realidade deste município.

O projeto trabalha a sétima arte como instrumento de aprendizagem, categorizando o cinema como uma expressão cultural de uma sociedade, ou seja, do pensamento coletivo. Os participantes criarão um roteiro baseado em uma letra de música e as letras e músicas escolhidas serão de compositores vivos da Música Popular Brasileira.

Serão cinco oficinas com os temas: roteiro, preparação de músico, preparação de ator, filmagem e edição. As vagas geradas por eventuais desistências na primeira oficina serão distribuídas entre as demais, de acordo com o cronograma abaixo:

1) Roteiro - início 16/abril: Teorias e dicas práticas de análise, planejamento e revisão de roteiro, desde a definição do tema e técnicas de criatividade, design de personagem, estruturas clássicas e avançadas, escaleta e argumento, planejamento de cenas e beats, diálogo e subtexto e processo de revisão.

2) Canto - início 19/junho: A Oficina tem como objetivo dar início as noções básicas de música instrumental e canto. A oficina de preparação em canto, objetiva favorecer o desenvolvimento de elementos musicais e técnicos que propiciem condições do participante de interpretar, contextualizar e produzir a sua prática de canto.A respeito da parte instrumental - Selecionar e Preparar os instrumentistas para a criação de arranjos, instrumentação e performance. Instrumentar os inscritos com noções básicas dos elementos da prática musical.

3) Preparação de Ator - início 23/junho: Atividade essencialmente prática que mescla as experiências de atores profissionais, amadores e iniciantes, que tem por objetivo a construção da personagem e encenação de uma obra audiovisual. Serão estudados e experimentados métodos específicos da interpretação para o cinema, porém sem ignorar as muitas ferramentas de atuação que vêm do teatro.

4) Filmagem - início 16/julho: Leitura do Roteiro e exercícios práticos de utilização de equipamentos básicos de filmagem, câmeras portáteis, celulares, iluminação, junto a informações sobre história, estética e movimentação da câmera na linguagem cinematográfica.

5) Edição - início 24/setembro: Análise do material bruto, técnicas para edição de vídeo (escolha de tomadas, seleção de imagens, montagem de roteiro).

O oficineiro que conduzirá a oficina de abertura e as 2 últimas encerrado o ciclo é Pedro Carvalho (Drozza), profissional da área audiovisual que desde 2012 trabalha como freelancer, roteirizando, produzindo e dirigindo conteúdo para cinema, web, TV e publicidade. 

Aulas
Local: Casarão do Carmo. (Rua José Bonifácio, 516 - Largo do Carmo, Mogi das Cruzes/SP)
Horário: das 14h às 17h
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi