Projetos musicais e de formação de cidadania dão visibilidade a Mogi das Cruzes

Imprimir PDF


A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, regida pelo maestro Lélis Gerson, apresentou-se na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no último dia 8

Há muitos anos, a música deixou de ser vista apenas como uma ferramenta para entreter. Manifestação artística e cultural que caracteriza povos, marca momentos históricos e transmite sentimentos, ela evoluiu ao longo dos séculos e comprovou, no decorrer do tempo, que pode ter muitas outras finalidades. Uma delas, que em Mogi das Cruzes vem sendo reconhecida e aplicada de forma cada vez mais ampla, é o seu poder de despertar a consciência moral, social e educativa, contribuindo diretamente para a formação do espírito de cidadania. 

Não por acaso, a música invadiu as salas de aula e o ambiente escolar. Não por acaso também, ela foi se disseminando por diversos núcleos, em distintos bairros e distritos da cidade, sempre com o foco de atender aos mais jovens. No município, alguns projetos exemplificam bem essa prática e, gradativamente, vão ganhando projeção para além do território mogiano, tais como o coral Canarinhos do Itapety, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e também o projeto Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na Escola, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

No último dia 8, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que é regida pelo maestro Lélis Gerson, teve a oportunidade de se apresentar na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista, durante a solenidade de posse nos novos membros do Conselho Regional de Odontologia. Já no próximo dia 30, o grupo orquestral será responsável pela apresentação da abertura oficial da Virada Cultural Paulista 2015 em Mogi das Cruzes. É a primeira vez em sete anos que uma atração local abre o evento. 

Criada em 2003 pela extinta Secretaria de Cidadania e Ação Social, a Orquestra já é referência dentro e fora da cidade no que se refere à difusão da prática musical, além do aspecto de formação sociocultural. Tudo fica sob a batuta da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, em interface com a Secretaria Municipal de Cultura e se constitui em um grande projeto, que engloba a Orquestra de Cordas Infantojuvenil (núcleo de cordas), a Orquestra de Sopros Boigy (núcleo de sopro e percussão) e a Orquestra Juvenil Minha Terra Mogi. 

A Orquestra também já teve a oportunidade de dividir o palco com artistas consagrados, que vieram à Mogi das Cruzes em grandes eventos organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, em especial a Expo Mogi, que é a festa anual promovida em comemoração ao aniversário do município, tais como Guilherme Arantes, Ivan Lins, Moraes Moreira, Toquinho, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Lô Borges, Elba Ramalho, Fábio Junior, Jorge Vercillo e o grupo Palavra Cantada.

Quem também estava em palco, compartilhando da companhia desses grandes artistas, eram as crianças e jovens do coral Canarinhos do Itapety, outro reconhecido projeto musical do município, também criado no princípio dos anos 2000. O grupo vocal nasceu com o intuito de promover a ampliação de repertório, acesso à cultura, além da inserção social e o ensino de princípios éticos e morais a crianças moradoras de áreas de grande vulnerabilidade social da cidade, utilizando a música como ferramenta transformadora. 

Com o tempo, o coral ganhou força, expressão e foi se ampliando sob a forma de núcleos, até que, em setembro do ano passado, foi selecionado entre corais de todo o país para participar do Gran Finale, um festival nacional de corais infantis e juvenis, que é referência em canto coral dentro e fora do país. No festival, corais pré-selecionados de todo o território nacional se uniram em um repertório comum e cantaram em dois grandes coros – infantil e jovem, sob a regência do maestro norte-americano Henry Leck, da Butler University, Indianápolis – EUA, que foi especialmente convidado para o evento. 

Assim como a Orquestra, os Canarinhos do Itapety estão presentes na programação da Virada Cultural 2015 em Mogi das Cruzes. A orquestra será responsável pela abertura, enquanto que o coral promove o encerramento da programação do Theatro Vasques, com apresentação marcada para as 18 horas do domingo (31/05). Desde sua fundação, em 2002, o projeto é coordenado e regido pela maestrina Solange Urbano. Ele se renova anualmente, atendendo a crianças e adolescentes de toda a cidade, com idades entre os 7 e 15 anos. 

Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes

No dia 8 de junho deste ano, mais um projeto mogiano de formação socioeducativa a partir da música ganhará destaque fora da cidade. A convite do Rotary International, a Banda Sinfoniquinha ou Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que é fruto do projeto Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na escola, da Secretaria Municipal de Educação, irá se apresentar no "House of Friendship", da Convenção do Rotary Internacional, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

“Esse evento é de grande importância não somente para a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes ou para o Projeto Pequenos Músicos. É a oportunidade de levar o nome da cidade de Mogi das Cruzes, por meio da música e da sua educação, para o mundo, mostrando todo o investimento dado ao ensino de música em nossa cidade e comprovando que Mogi das Cruzes figura entre as poucas cidades do Brasil que oferecem ensino de música de qualidade nas escolas. Também é a oportunidade dos nossos alunos vivenciarem uma nova experiência em um dos grandes centros de eventos de São Paulo", destaca o diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, bem como diretor musical do Projeto Pequenos Músicos, maestro Daniel Bordignon. 

O projeto, que já passou por uma expressiva ampliação no começo deste ano, terá mais uma novidade a partir do mês de junho. Trata-se da estreia do Coral Pequenos Músicos, um grupo vocal que vai se apresentar, junto à Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, com o concerto sinfônico “Carrossel”, em reverência à novela infantil que fez tanto sucesso junto ao público infantojuvenil. Este trabalho, como explica o maestro, teve início em 2014 na Escola Municipal Luiz Beraldo de Miranda, que é um dos núcleos do projeto Pequenos Músicos. “O trabalho teve o comando do monitor Gleberson Moraes, que tem realizado um belíssimo trabalho com as crianças da escola, inclusive já se apresentando em vários locais na cidade”, acrescenta Bordignon.

Além disso, em julho, as Bandas Sinfoniquinhas dos núcleos participarão, juntamente à Banda Sinfônica Jovem e a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, da sétima edição do Festival de Inverno Serra do Itapety, que é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura. O concerto terá repertório original sinfônico, mostrando ao público os resultados do trabalho de formação musical e o talento dos alunos de música do projeto. 

Também já há planos traçados para o restante do segundo semestre. Um deles é a primeira série didática da Banda Sinfônica Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que será destinada especialmente às crianças da rede municipal de ensino. Serão seis datas de apresentação do musical "Cocoricando", que é uma releitura dos sucessos do programa televisivo "Cocoricó". O concerto está sendo preparado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, com direção geral da educadora Eulália Anjos Siqueira, direção de figurino, cenário e logística de Lucelena Bertin e direção artística e musical do maestro Daniel Bordignon. "Será um concerto didático de muita brincadeira e interatividade com o público, que deve atender mais de 7 mil crianças”, conclui o maestro. 

Ao final do ano será realizada a 5ª Mostra Anual do Projeto Pequenos Músicos, que acontecem nas escolas onde estão os núcleos. E outra novidade, a ser concretizada ainda neste ano, é a formação da Mega Banda Sinfônica, uma junção dos 13 núcleos do projeto, num total de mais de 550 alunos, que apresentará uma grande festa sinfônica, celebrando e coroando mais um ano do projeto. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi