Orquestra Minha Terra Mogi encerra o Festival de Inverno Serra do Itapety neste domingo

Imprimir PDF
Orquestra Minha Terra Mogi encerra o Festival de Inverno Serra do Itapety neste domingo

No repertório deste domingo, em que fará o concerto de encerramento do Festival de Inverno, a Orquestra Minha Terra Mogi vai tocar desde o barroco até o clássico

Neste domingo (26/07) acontece o encerramento do Festival de Inverno Serra do Itapety. O evento, que desde o dia 2 de julho vem proporcionando uma programação artística e cultural de alta qualidade ao público mogiano, terminará em grande estilo. Aproveitando a data, já que 26 de julho é Dia de Santana, padroeira de Mogi das Cruzes, a Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi fará uma apresentação especial, dentro da Catedral de Santana, a partir das 19 horas. 

Logo depois da celebração da última Santa Missa, que é parte da programação da Festa de Santana de Mogi das Cruzes, os jovens instrumentistas, comandados pelo maestro Lélis Gerson, darão início a um concerto de repertório variado, que terá desde peças do período barroco, como Aleluia, de Handel, até grandes clássicos, como Pixinguinha. 

A apresentação contará com a participação especial da soprano Erica Battani, que cantará, juntamente ao grupo orquestral, músicas como Panis Angelicus, de Cesar Frank, Pai Nosso, de Albert Hay Malone e O Mio Babbino Caro, da ópera Gianni Shichi, de Giacomo Puccini.

“Preparamos este concerto com muito carinho. É uma data bastante especial para a cidade, pois é o Dia de Santana, o que marca o encerramento da Festa de Santana e também o encerramento do Festival de Inverno. Para nós, portanto, é uma grande honra poder prestar essa homenagem. Tenho certeza que será um momento muito emocionante”, destaca o maestro, Lélis Gerson.

A Orquestra Minha Terra Mogi conta atualmente com 70 músicos, com idades entre oito e 18 anos. Ela foi criada em outubro do ano passado, como mais um braço do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. O grupo é formado pelos alunos mais avançados dos núcleos de cordas, sopros e percussão, e também por jovens que estudam em outros projetos ligados à música da Cidade.

O grupo já possui um currículo respeitável, tocando ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Ivan Lins, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Toquinho, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, Lô Borges, Flávio Venturini e Fábio Jr. 

Musicativa

Além da Orquestra Minha Terra Mogi, o público poderá conferir, também neste domingo (26/07), às 11 horas, a apresentação do coral Musicativa, no Theatro Vasques. O grupo, composto atualmente por 60 coralistas, é gerido pela Associação Cultural Musicativa, que está há 22 anos em atividade na cidade. A especialidade do coral é o canto lírico, porém, especialmente para este domingo, o repertório terá música popular brasileira.

Serão ao todo 12 cancões, de compositores como Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Marisa Monte, Orlando Villas-Bôas, entre outros. “O nosso foco é o clássico e o lírico, porém somos também um coral eclético. Logo, vamos neste domingo utilizar a técnica do canto erudito e aplicá-la na música popular brasileira”, explicou a gestora cultural da Associação, Vanesca Kerches, detalhando que o coral vem ensaiando há dois meses para esta apresentação.

A expectativa, como acrescenta Vanesca, é atrair o público da cidade, provando que existem na cidade opções culturais em locais e horários diversos, além de disseminar o canto coral, em especial entre os mais jovens. “Esperamos, claro, levar música de qualidade cantada de uma forma diferente e, com isso, atrair as pessoas mais jovens ao canto coral. Além disso, é sempre válido mostrarmos que Mogi conta com um coral bem estruturado, com uma longa história e que está sempre aberto a receber novos membros”, acrescenta a gestora.

O coral Musicativa ensaia todas as segundas-feiras, às 19h30, no Casarão do Carmo. A partir do dia 3 de agosto, ele abrirá inscrições para novos coralistas, que poderão ir pessoalmente ao Casarão no dia do ensiao, ou então enviar um e-mail, manifestando interesse em integrar o grupo, para musicativacoralmc@outlook.com. Não há teste, e sim uma classificação vocal e também não há restrição quanto à idade. Tanto que, na estrutura atual, o Musicativa conta com coralistas com idades de 15 a 80 anos. 

A entrada, como em toda as atrações do Festival de Inverno, é gratuita. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi