Casarão do Chá promove o 2º Festival de Cerâmica neste domingo

Imprimir PDF


O Casarão do Chá, no Cocuera, receberá neste domingo o 2º Festival de Cerâmica, que vai reunir cerca de 70 ceramistas em apresentações, workshops, oficinas e feira

Neste domingo (02/08), o Casarão do Chá, no Cocuera, vai promover o 2º Festival de Cerâmica. O evento, que tem entrada franca, vai se estender das 9h às 17h e reunir uma série de atividades contemplativas e de aprendizagem, como demonstração de torno, de queima raku, workshop de modelagem, feira de artesanato, degustação de chá, exposição e venda de plantas ornamentais, além de comidas típicas, que poderão ser saboreadas pelos visitantes. Cerca de 70 ceramistas devem estar presentes no dia.

Uma das opções para adultos interessados em aprender uma nova técnica é a oficina de apitos e ocarinas, que será ministrada pela artista plástica Máyy Koffler. Nela, os participantes aprenderão sobre a confecção desses dois instrumentos musicais históricos, bem como a maneira de tocá-los. A proposta, logo, é unir a música e a cerâmica, propiciando aos alunos uma experiência enriquecedora, de construir um instrumento musical com suas próprias mãos. O curso se estenderá das 10h às 15h30 e será dividido em três módulos: apresentação da técnica, modelagem da base e, por último, acabamento e teste de sonoridade. A oficina é paga. 

Quem estiver presente no Festival poderá também conferir a técnica do Raku, que será executada pelo artista plástico Osvaldo Perez. O raku é uma tradicional técnica oriental de queima, que passou a ser aplicada na cerâmica, ganhando assim um viés artístico. O processo da queima em si é simples e rápido; em poucos minutos o esmalte atinge o seu ponto de fusão e as peças são retiradas do forno, passando na sequencia por um choque térmico. Por fim, é aplicado o processo de redução, o que gera um efeito esfumaçado. Especializado na técnica, Perez vai além do resultado natural do processo e imprime grafismos geométricos nas peças de cerâmica, proporcionando um verdadeiro espetáculo para quem observa. A demonstração começa às 9 horas, com a montagem do forno de raku e termina às 15h30.

Outra atividade contemplativa de destaque deste domingo (02/08) será a demonstração de torno, comandada pelo ceramista Yuuki Nakatani. O torno é um importante instrumento do ceramista e serve para a modelagem das peças cerâmicas. A peça é torneada, colocando-se a argila macia em cima do disco, na parte central do aparelho. Na sequencia, molha-se as mãos ou os instrumentos, para diminuir o atrito com o barro e, então, a argila é afinada e modelada no formato do objeto. O processo, que não consome muito tempo, é executado com maestria por Yuuki, que é filho do ceramista Akinori Nakatani e tem atelier em Mogi das Cruzes. A demonstração será das 13h às 14h.

O objetivo do Festival, que chega em 2015 à sua segunda edição, é se consolidar em âmbito nacional no rol de encontros culturais da arte da cerâmica. A iniciativa promove o encontro entre artistas renomados, jovens artistas com designs diferenciados e iniciantes criativos, gerando uma grande troca de experiências e incentivando a formação de novos ceramistas.

Além disso, a Feira de Cultura e Lazer, que já integra a programação fixa da visitação ao Casarão do Chá, acompanhará o Festival, com diversas barracas de alimentação e comidas artesanais de diferentes nacionalidades preparadas na hora. O chá preto também poderá ser degustado na loja do chá. 

O 2º Festival de Cerâmica é uma realização da Associação Casarão do Chá, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações e/ou inscrições para a oficina de apitos e ocarinas pelo telefone 4792-2164 ou e-mail acasaraodocha@gmail.com. O Casarão do Chá fica na Estrada do Chá, cx. 5. O acesso é pela Estrada do Nagao, km 3. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi