Seis esculturas de artistas mogianos serão compradas e instaladas em espaços públicos

Imprimir PDF


Seis esculturas de artistas mogianos serão compradas e instaladas em espaços públicos

Seis esculturas dos artistas Mauricio Chaer, Lúcio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt foram selecionadas pelo concurso de obras de arte e serão instaladas em espaços municipais

A Secretaria Municipal de Cultura acaba de divulgar o resultado do concurso público de obras de arte, que culminou com a seleção de seis esculturas que serão adquiridas pelo município e instaladas em espaços públicos, para decorarem e embelezarem praças e parques da cidade. Foram vencedoras da seletiva três obras do artista Maurício Chaer, uma do artista Lúcio Bittencourt e duas de Rodrigo Bittencourt. 

“Formas Paralelas”, uma das obras selecionadas de Chaer, é a escultura que será instalada na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, que será restaurada e devolvida aos mogianos nesta sexta-feira (04/09), juntamente à entrega das obras de renovação urbana e paisagística da rua Professor Flaviano de Melo e à inauguração do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A escultura foi feita em concreto, com armação de ferros reutilizados e coberta com ladrilho de cerâmica. Ela tem aproximadamente 3,5 metros de altura. 

Já as demais esculturas selecionadas serão instaladas em espaços públicos diversos, a serem selecionados. Lembrando que o objetivo do concurso é contribuir para a formação de público, o acesso à arte, a valorização do artista do município e a revitalização dos espaços públicos municipais.

A Comissão Julgadora foi composta por seis membros, sendo dois representantes da Secretaria Municipal de Cultura, dois da Secretaria Municipal de Obras e também por dois membros do Conselho Municipal de Cultura que representam oficialmente o segmento das artes plásticas. Foram levados em consideração critérios como experiência do artista em confecção de esculturas a serem instaladas em espaços públicos, qualidade do material utilizado, inovação, valor artístico-cultural, responsabilidade socioambiental, entre outros. 

Além de “Formas Paralelas”, que já tem destino certo, Mauricio Chaer também teve selecionadas pelo concurso as obras “Obelisco” e “Arabescos”. O artista teve outras obras bem pontuadas, porém, conforme o regulamento, um mesmo artista poderia inscrever até seis obras, porém só seria contemplado com três no máximo. Outro artista que teve mais de uma obra selecionada foi Rodrigo Bittencourt, com “Divino Espírito Santo” e “Índio”. Já Lúcio Bittencourt foi selecionado, com a escultura “Abstrata”. As obras serão adquiridas por R$ 10 mil cada. (LMS)

Obras e Artistas Selecionados
Concurso Público de Obras de Arte
1 - “Obelisco” - Mauricio Chaer – 265 pontos
2 - “Arabescos” - Mauricio Chaer – 257 pontos
3 - “Formas Paralelas” - Mauricio Chaer – 257 pontos
4 - “Abstrata” - Lúcio Bittencourt – 256 pontos
5 - “Divino Espírito Santo” - Rodrigo Bittencourt – 251 pontos
6 - “Índio” - Rodrigo Bittencourt – 247 pontos

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi