Centro Cultural de Mogi das Cruzes é inaugurado e receberá elevadores

Imprimir PDF

Centro Cultural de Mogi das Cruzes é inaugurado e receberá elevadores
A inauguração do Centro Cultural, juntamente à restauração da Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, atraiu grande público ao Centro da cidade, na noite desta sexta-feira

A população de Mogi das Cruzes viu, na noite desta sexta-feira (04/09), um sonho se concretizar. Após mais de 50 anos de espera, o prefeito Marco Bertaiolli oficializou, às 19h30, a inauguração do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Durante a solenidade de entrega, ele anunciou a autorização, que acaba de ser concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para a compra e instalação de um conjunto de elevadores para o prédio. Procedeu, portanto, com a assinatura da ordem de serviço, o que possibilitará tornar o prédio muito em breve 100% acessível.

Acompanhado do secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, o chefe do Executivo mogiano fez uma visita completa ao espaço. Ao longo desta visita, Sartori anunciou grandes eventos na programação do prédio, como uma virada literária, que vai durar 24 horas e ocupar todo o espaço do prédio, um sarau em homenagem ao escritor Mário de Andrade, um bate-papo com o tema do jornalista Vladimir Herzog e, em dezembro, um evento, denominado “Uma Noite no Centro Cultural”, em que crianças de escolas da cidade terão a oportunidade de passar a noite no Centro Cultural, desfrutando das mais diversas atividades, como leitura, exposição e contação de histórias. 

“O que é notável e todos poderão perceber ao visitar o Centro Cultural é que ele foi feito com muito carinho, para se tornar um espaço absolutamente confortável e bonito, para onde as pessoas tenham vontade de vir. Além disso, esta inauguração é prova de como a atual Administração está em sintonia com os anseios da comunidade. A construção aqui de um Centro Cultural foi um pedido que partiu da população, por meio de um abaixo-assinado na Internet há alguns anos. Abraçamos a causa e hoje estamos entregando este belo prédio, que ainda vai ajudar a contar a história de Mogi das Cruzes, pois está no coração do Centro da cidade”, destacou o prefeito.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes foi aberto após uma ampla reforma no prédio, que garantiu a recuperação, adequação e modernização de toda a sua estrutura. O equipamento tem três andares: no piso térreo funciona a Galeria de Artes “Wanda Coelho Barbieri”, no primeiro andar a Sala Mulituso “Wilma Ramos” e, no segundo, a Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Santana”, que até então atendia no mesmo prédio onde está a sede da Secretaria Municipal de Cultura. Todos os trabalhos, desde a reforma do prédio até a compra do mobiliário, custaram R$ 300 mil. Com a compra dos elevadores, serão investidos mais R$ 150 mil no local. 

Junto à inauguração, o público já pôde conferir atrações artísticas e culturais. A começar pela Galeria de Artes, no piso térreo, que já recebe a 1ª Mostra Coletiva de Artes Plásticas. A exposição se estende até o dia 10 de outubro e colocará a mostra, ao longo deste período, 56 telas de temática livre, assinada por 40 artistas plásticos de Mogi das Cruzes. Para garantir visibilidade e destaque a todos os trabalhos, ela será dividida em duas etapas: de 4 a 20 de setembro serão 36 obras e de 23 de setembro a 10 de outubro as demais 20.

Na Sala Multiuso também houve programação, com apresentações de teatro, dança e show musical. A Biblioteca foi outro ambiente bastante visitado. Além de espaço para leitura, consulta à Internet e pesquisas em geral, ela conta com uma área, onde as pessoas poderão se sentar e escutar, em estações de áudio em formato de luminárias pendentes, músicas de compositores mogianos. Há ainda o Espaço Infantil Mauricio de Sousa, que deve receber em breve a visita do famoso cartunista. 

O secretário Mateus Sartori destacou que a definição da programação do Centro Cultural é resultado de uma ampla conversa com os mais diversos segmentos culturais e que teve início muitos meses atrás. Por isso, foi possível entregar um local tão versátil. Lembrou ainda que as homenagens prestadas a cada ambiente foi iniciativa das integrantes do Grupo Feminino de Artes Plásticas, que estava representado na inauguração por Ana Maria Barbosa e Olga Nóbrega. As duas, inclusive, receberam uma homenagem no andar da Sala Multiuso, com uma exposição que foi montada na Área de Convivência “Ilda Veri Lopes”. O local, futuramente, servirá como uma cafeteria, com poltronas e material para leitura. Será um foyer, para as pessoas que aguardam o início das apresentações na Sala Multiuso. 

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes funcionará de terça a domingo. Às terças e quartas, ele abre das 8h às 18h. De quinta a sábado, das 8h às 22h. Aos domingos, finalmente, fica aberto das 9h às 17h. Às segundas-feiras o espaço fecha para as manutenções necessárias. 

Restauração da Praça Monsenhor Roque

Juntamente à inauguração do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, foi feita, na noite desta sexta-feira, a restauração da Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros. O espaço público recebeu obras de drenagem, novas tubulações de água e esgoto, iluminação, novo piso e mobiliário urbano, com bancos, bicicletário, lixeira e paisagismo. Recebeu ainda uma escultura, assinada pelo artista Mauricio Chaer e intitulada “Paralelas”.

O prefeito Marco Bertaiolli destacou que a praça deve ser palco para diversas apresentações ao ar livre. Anunciou ainda que iniciará, em caráter imediato, o processo de instalação de outras cinco esculturas de artistas mogianos nas novas rotatórias da Rodovia Mogi-Guararema, que recebeu os dispositivos de acesso juntamente às obras de duplicação. Essas obras de arte já foram selecionadas por meio do Concurso Público de Obras de Arte, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Foram escolhidas 6 esculturas, dos artistas Mauricio Chaer, Lúcio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt, que serão adquiridas pelo município. 

“Esta praça, que estamos devolvendo hoje aos mogianos, será como hall de entrada para o Centro Cultural. Ela representa todo o trabalho que estamos desenvolvendo, de devolver o Centro da Cidade aos cidadãos e ao pedestre, seguindo uma tendência que é mundial”, destacou o prefeito. 

A praça não terá mais permitido o trânsito de veículos, exceto por táxis que eventualmente utilizem o espaço como rota de saída, já que o ponto de táxi que funcionava em frente a Catedral de Santana foi agora transferido para a lateral da Igreja Matriz, na rua Dr. Paulo Frontin. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi