Parque Centenário recebe exposição do artista plástico Maurício Chaer

Imprimir PDF

 

Parque Centenário recebe exposição do artista plástico Maurício Chaer

As esculturas de Maurício Chaer, já conhecidas por decorarem diversos espaços públicos do município, compõem a exposição "Almoço Na Relva", no Parque Centenário

O público mogiano acaba de ganhar mais um motivo para visitar o Parque Centenário, em Cezar de Souza. Desde o dia 1º de setembro, o espaço público está recebendo a exposição “Almoço na Relva”, do artista plástico mogiano Maurício Chaer. São 14 obras no total, que resultam de três anos do trabalho do artista. A mostra, que fica até março de 2016, pode ser conferida gratuitamente por todos os frequentadores do parque e é uma realização das Secretarias Municipais de Cultura e do Verde e Meio Ambiente. 

As obras que compõem a exposição, a exemplo de muitas outras assinadas por Chaer, foram confeccionadas em ferro, cimento e receberam acabamento com pastilhas vidrotil. É uma linha que o artista vem adotando há cerca de dez anos e que serve bem ao propósito de revitalizar e decorar espaços da cidade – tanto que muitas já estão instaladas de forma permanente em praças e parques do município e, muito em breve, outras mais serão. A mostra possui também três bancos-escultura, com desenhos orgânicos, incitando movimento e que representam outra vertente do trabalho do artista, de recuperar e revitalizar bancos antigos, geralmente em estilo barroco. 

O título “Almoço na Relva” é uma homenagem de Chaer a uma tela, do ano de 1832, assinada pelo pintor impressionista francês Édouard Manet. Ao ser apresentada ao público da época, a pintura gerou uma grande escândalo, por apresentar uma mulher nua ao lado de dois homens elegantemente vestidos. Chaer explica que esta reação do público, no que tange à leitura e interpretação da obra, é muito comum com a arte abstrata, com a qual ele trabalha. Por isso, e também com o intuito de reverenciar o artista que ele admira, a exposição recebeu este nome. 

Para o artista, poder mostrar seu trabalho em um espaço tão visitado como Parque Centenário é uma oportunidade única. Ele destaca ainda outras características do parque, que contribuem diretamente para o sucesso da exposição. “O Parque Centenário hoje é uma das melhores vitrines para a divulgação do nosso trabalho, portanto fiquei muito feliz com a oportunidade. Além disso, o parque tem muito espaço, o que permite que as obras sejam expostas com um distanciamento umas das outras. Isso possibilita que as pessoas olhem de perto ou deem um passo para trás e apreciem de uma certa distância. É uma dinâmica muito interessante, que não é possível em qualquer lugar”, destaca.

A mais recente obra de Chaer instalada no município é “Paralelas”, que foi selecionada para decorar a recém-restaurada Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao também recém-inaugurado Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Muito em breve, outras duas esculturas do artista, escolhidas por meio de um concurso público de obras de arte, serão instaladas nas novas rotatórias da Rodovia Mogi-Guararema. (LMS)

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi