Apresentações do 2º Festival de Teatro Estudantil continuam nesta semana

Imprimir PDF


Cia. Artifício Teatral, da cidade de Cunha, apresenta a peça “Salada Completa”

Ao longo desta semana, têm continuidade as apresentações dos espetáculos que concorrem aos prêmios do 2º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes. Já nesta segunda-feira (14/09), duas montagens teatrais serão apresentadas no Theatro Vasques. A primeira é comandada pelo Grupo Teatral Unimor, do Colégio Unimor, de São Paulo e tem recomendação de 12 anos. Intitulado “Segredo – Um Drama Digital”, a peça conta a história de Ludmila, uma garota sonhadora e ingênua, que acaba envolvida em uma situação delicada por conta do cyberbullying – o bullying que é feito via Internet e redes sociais. A peça começa às 15 horas, tem duração de 45 minutos e é dirigida e assinada por Pedro Bonzanini.


Veja a programação completa

Mais tarde, às 20 horas, o Festemc terá a participação especial da Cia. Artifício Teatral, da cidade de Cunha, que se apresenta com a peça “Salada Completa”. A peça gira em torno de um programa de televisão sensacionalista, comandado pela apresentadora Orfélia Tavares. Ela recebe uma grande variedade de convidados, até que em um dia, no programa ao vivo, recebe a denúncia feita por uma mulher humilde, de que um homem abusou de sua filha. A trama se complica ainda mais quando a identidade deste homem é revelada. A montagem tem recomendação de 12 anos, duração de 60 minutos, texto de Aziz Bajur e direção de André Bahia.

Após intervalo na terça e quarta-feira, as apresentações do Festemc serão retomadas na quinta-feira (17/09), com companhias de teatro das cidades de São Paulo e Sorocaba. A primeira é a Cia. Kruse de Teatro, da capital paulista, que toma o palco do Vasques a partir das 10 horas, com “Faroeste Caboclo”. Baseado na música da banda brasiliense Legião Urbana, a peça conta a trágica saga de João de Santo Cristo, que sai do interior da Bahia para tentar a vida na Capital do Brasil. O texto busca representar os sentimentos desse personagem em meio a revolta, o amor e a violência no planalto central. São 40 minutos de apresentação e recomendação etária de 12 anos. A direção é de Mazza Canolla.

Também na quinta-feira (17/09), a partir das 20 horas, é a vez da Cia. de Teatro e Música do Objetivo Sorocaba, com a peça “Uma Simples História de Amor”. A montagem, que parte de uma autoria colaborativa entre membros da companhia, tem início com uma escritora, que precisa escrever uma história e está muito confusa, pois seus personagens imaginários possuem vontades e desejos próprios. Diante de diversos conflitos que serão mostrados ao longo dos 35 minutos da montagem, o amor em suas diversas formas é o que conduz toda a trama. A recomendação é livre e os diretores são Kelly Carvalho e Bruno Albanez.

Na sexta-feira (18/09), o núcleo teatral da Escola Estadual Firmino Ladeira se apresenta com duas peças e diferentes atores para cada uma. A primeira, às 10 horas, é “Floresta Encantada”, uma releitura cômica dos contos de fadas e seus personagens. A segunda, às 15 horas, é “Musical dos Anos 60”, um mix de sucessos da década em questão, com danças interpretativas e músicas.

Quem fecha o palco do Vasques neste dia é a Cia. Teca, de São Paulo, com o espetáculo “Fame – O Musical”. A montagem mostra um grupo de jovens alunos que se dedicam intensamente à formação na New York High School of Performing Arts, mostrando toda a paixão, dedicação, anseios e frustrações envolvidos na pressa dos jovens de correrem atrás de seus sonhos. O espetáculo tem duração de 80 minutos, recomendação de 12 anos, é assinado por David de Silva e dirigido por Bruno Vinagre.

No sábado (19/09), o núcleo de cultura TWL-Ousadia, da Escola Estadual Dr. Washington Luíz, apresenta “A Bruxinha que era boa”, a partir das 15 horas, e “A Exceção e a Regra”, a partir das 20 horas. A primeira montagem conta a história de cinco irmãs bruxas que cursam a Escola de Maldades da Floresta. A bruxinha Angélica logo percebe que é muito diferente das demais, razão pela qual é castigada e levada à Torre de Piche, onde conhece Pedrinho, um jovem lenhador que não se assusta com a jovem bruxa e ainda demonstra que pode ajudá-la no sonho de ter uma vassoura a jato.

“A Exceção e a Regra”, que tem como base texto de Bertold Brecht, mostra uma expedição rumo à cidade de Urga. O prêmio para o primeiro a chegar é a concessão para explorar petróleo. Durante a viagem, a relação entre explorador e explorado, assim como os mecanismos que legitimam o abuso de um e a submissão do outro, tornam-se os temas centrais da trama.

Além do prêmio geral, as duas montagens apresentadas pelo TWL - Ousadia concorrem ao Troféu Jubileu de Ouro, uma premiação criada especialmente neste ano, em que o Teatro Experimental Mogiano – criador original do Festemc – completa 50 anos de atividades. Ambas as peças já foram montadas pelo TEM no passado e, por isso, concorrem também nesta categoria. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi