Inscrições para Curso em Arte Contemporânea do Instituto Tomie Ohtake abrem quinta-feira

Imprimir PDF


Inscrições para Curso em Arte Contemporânea do Instituto Tomie Ohtake abrem quinta-feira

O recém-inaugurado Centro Cultural de Mogi das Cruzes receberá em outubro curso inédito de arte contemporânea, uma realização do Instituto Tomie Ohtake

Mogi das Cruzes foi uma das selecionadas entre um grupo de apenas três municípios brasileiros para receber, no mês de outubro, um Curso em Arte Contemporânea do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com o Instituto EDP. Trata-se de um curso de excelência, que faz parte da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte e que será realizado de forma inédita no município. Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta-feira (24/09). O processo de seleção dos inscritos será feito pelo próprio Instituto. 

Inscreva-se

O curso é voltado para jovens artistas e a intenção dos encontros é fornecer informações que possam contribuir para a formação de quem já desenvolve trabalhos em artes visuais, é estudante de artes ou pretende ser artista. O curso será ministrado por Fernanda Albuquerque e Matias Monteiro, ambos curadores com vasta experiência e extensa pesquisa sobre arte contemporânea. Além de Mogi das Cruzes, foram contempladas as cidades de Palmas (TO) e Vitória (ES). 

Em Mogi das Cruzes, o curso será realizado nos dias 17 e 24 de outubro, no recém-inaugurado Centro Cultural. Ao longo dos dois sábados, serão abordados conteúdos sobre curadoria, o sistema da arte, o panorama do mercado da arte no Brasil e no mundo, os editais e outros mecanismos de apoio a artistas, reflexões acerca do processo de montagem de portfólio de acordo com a poética de cada artista, além do desenvolvimento dessas poéticas. Serão 20 vagas para cada cidade. Os encontros vão das 9h às 13h e das 14h às 18h. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo link acima. Cada candidato deve escolher a cidade na qual pretende realizar o curso, fornecer seus dados pessoais, breve currículo, disponibilizar links de seus trabalhos em áudio, vídeo e imagens, além de responder a uma pergunta sobre a motivação para participar do curso. Haverá uma seleção entre os inscritos e os selecionados serão comunicados por e-mail.

Uma publicação sobre a montagem de portfólios de artista também está sendo produzida. Esse material será apresentado aos participantes nos cursos e posteriormente disponibilizado gratuitamente no site do Instituto Tomie Ohtake. O objetivo é que a publicação possa auxiliar os artistas a refletirem sobre quais são as formas mais adequadas de apresentação de seus trabalhos.

Prêmio Energias na Arte
O Prêmio Energias na Arte tem como objetivo estimular, formar e valorizar novos talentos artísticos em todo o País, além de proporcionar uma primeira inserção profissional por meio da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Podem participar artistas de todo o Brasil com idades entre 18 e 27 anos. O lançamento do prêmio, bem como a divulgação do edital com as informações sobre o processo de seleção serão realizados a partir de fevereiro de 2016. 

Os Cursos em Arte Contemporânea da 5ª edição do Prêmio Energias na Arte tem apoio da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes; Galeria de Arte Espaço Universitário da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES); e Diretoria de Arte e Cultura da Universidade Federal do Tocantis (UFT).

Informações sobre as inscrições
Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake
Simone Castro
E-mail - premio@institutotomieohtake.org.br
Telefone – (11) 2245-1932

Palestrantes:

Fernanda Albuquerque
Fernanda Albuquerque é curadora, educadora e pesquisadora de arte. Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV/UFRGS (2015), Porto Alegre, com estágio na University of the Arts, Londres, possui mestrado pela mesmo programa e instituição (2006). Foi Curadora Assistente da 8a Bienal do Mercosul (2011), quando atuou como Coordenadora Curatorial da Casa M; e Curadora de Artes Visuias do Centro Cultural São Paulo (2008-2010). Como curadora independente, organizou diversas exposições e colaborou com instituições de relevo como Fundação Ecarta, Museo Murillo, CCSP, Bienal do Mercosul, SESI-RS, Centro Universitario Maria Antonia eInstituto Tomie Ohtake. Em 2010, recebeu o prêmio Estudos e pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, oferecido pela Fundação Bienal de São Paulo.

Matias Monteiro
Matias Monteiro é doutorando em Arte na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília e professor substituto do curso de bachalerado em Museologia (FCI/UnB). Atua como artista, curador, expografo e junto a programas educativos em museus e centros culturais.  Foi Palestrante e Produtor de Conteúdos do Educativo Bienal (Fundação Bienal de São Paulo); curador de mapeamento da região Centro-Oeste no programa RUMOS Itaú Cultural 2011-2013; foi Consultor Pedagógico do projeto Gente Arteira, da CAIXA Cultural Brasília e professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM).

Realizadores:
Sobre o Instituto Tomie Ohtake – O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 2001, em São Paulo, é referência na América Latina por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Suas exposições já conquistaram vários prêmios, entre os quais: ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte, como a melhor do Brasil de 2004; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, como melhor exposição de 2007; ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte pelo conjunto da programação, em 2007; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte melhor iniciativa cultural pela programação, em 2008; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte melhor exposição obra gráfica e indicação Prêmio Bravo melhor programação cultural, em 2009.
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi