O evento teve como objetivo estimular o fazer artístico e as manifestações culturais dentro das escolas
Neste último final de semana, o público mogiano pôde conferir a cerimônia de premiação e encerramento do 2º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes – Festemc. O evento, que tem por objetivo estimular o fazer artístico e as manifestações culturais dentro das escolas, premiou “Sônia”, do grupo Teatro JN, da cidade de São Vicente, como o melhor espetáculo. Em segundo e terceiro lugar ficaram “Revolução na América do Sul”, do Grupo Protuberância de Teatro (Etec Presidente Vargas) e “Filosofia da Revolução”, do Grupo de Teatro Canalhas (Escola Estadual Isabel Ferreira da Silva), ambas de Mogi das Cruzes.
“Sônia”, o espetáculo vencedor, foi apresentado logo nos primeiros dias do Festemc e contou a história de uma adolescente de 15 anos que, mesmo morta, monta o quebra-cabeça de suas memórias e reconstrói os acontecimentos de sua vida. Ela procura a si própria e nesta busca, reinventa cada personagem que passou por sua vida. Reinventa, inclusive, Sônia, que é vivida por vários fragmentos de si própria. A montagem vencedora foi interpretada pelos jovens da Escola Estadual Prof. José Nigro, da cidade de São Vicente e tem direção de Igor Ferreira.
Já “Revolução na América do Sul”, espetáculo que ficou em segundo lugar, foi interpretado pelo Grupo Protuberância de Teatro, formado por jovens da Etec Presidente Vargas – no ano passado eles levaram o título de melhor espetáculo. A peça mostrou um retrato do proletariado brasileiro, na pessoa de Zé da Silva, que batalha para prover a sua família e a si mesmo. No meio do caminho, Zé se depara com pessoas gananciosas e corruptas e uma economia cada vez mais enfraquecida. A montagem tem texto de Augusto Boal e direção de Pedro Leonardo Melo Bonomo.
“Filosofia da Revolução”, espetáculo que ficou com a terceira colocação, é encenado pelo Grupo de Teatro Canalhas, formado por alunos da Escola Estadual Isabel Ferreira da Silva. Ele foi apresentado na última quinta-feira (24/09) e tem no enredo um grupo de adolescentes que passa pela maior revolução de suas vidas – amadurecer. O espetáculo tem texto de Marcelo Romagnoli e direção de Diego Pedro de Faria.
O Festemc também premiou seus participantes em 13 outras categorias (veja abaixo). Foram 18 espetáculos participantes, sendo duas participações especiais e 16 concorrentes – 10 de Mogi das Cruzes e 8 de outras localidades. Estiveram representadas as cidades de Mogi das Cruzes, São Vicente, São Paulo, Cunha, Sorocaba e Itaperuna (RJ). Ao longo dos 17 dias em que foi realizado, o Festemc reuniu público aproximado de 3 mil pessoas. (LMS)
Premiação
Melhor Sonoplastia
Grupo Canalhas - FILOSOFIA DA REVOLUÇÃO
Melhor Iluminação
Teatro JN - SÔNIA
Melhor Maquiagem
TWL-Ousadia - A EXCEÇÃO E A REGRA
Melhor Cenário
Teatro JN - SÔNIA
Melhor Figurino
Teatro JN - SÔNIA
Melhor Direção
Igor Ferreira - SÔNIA
Melhor Texto Original
Marcelo Romagnoli - FILOSOFIA DA REVOLUÇÃO
Melhor Ator
Matheus Lima - SÔNIA
Melhor Atriz
Alyce Luna - A EXCEÇÃO E A REGRA
Melhor Ator Coadjuvante
Luis Gustavo Coroni - A EXCEÇÃO E A REGRA
Melhor Atriz Coadjuvante
Júlia Moraes - A BRUXINHA QUE ERA BOA
Troféu Aposta
Pedro Bonomo - REVOLUÇÃO NA AMÉRICA DO SUL
Troféu Jubileu de Ouro
TWL-Ousadia - A EXCEÇÃO E A REGRA
1º Melhor Espetáculo
Teatro JN - SÔNIA
2º Melhor Espetáculo
Grupo Protuberância - REVOLUÇÃO NA AMÉRICA DO SUL
3º Melhor espetáculo
Grupo Canalhas - FILOSOFIA DA REVOLUÇÃO