Exposição no Casarão do Carmo integra a programação do Mês do Idoso

Imprimir PDF

Exposição no Casarão do Carmo integra a programação do Mês do Idoso

O projeto de Educação Patrimonial recebeu nesses últimos dias uma turma de 80 alunos do Curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para visitas a 4 museus

Em comemoração ao Mês do Idoso, que está sendo reverenciado em Mogi das Cruzes com eventos como uma exposição de artes plásticas no Terminal Central, a Secretaria Municipal de Cultura organizou e acaba de abrir uma nova exposição no Casarão do Carmo, intitulada “Receitas da Vovó”. A exemplo de 2014, em que foi mostrada uma ambientação da época dos anos 1950/1960, neste ano o foco foi para as receitas de doces, que fizeram parte da infância de muitos.

A mostra foi montada em paineis, nos quais estão exibidas não só receitas e fotos dos pratos, como também fragmentos de uma escrita bem antiga. Desta forma, ao visitar a mostra, as pessoas poderão retomar o contato com aquele tempo em que tudo era feito dentro de casa, com carinho e a tranquilidade típica de antigamente. Além disso, a ambientação deste ano propõe uma cena em que é possível contemplar uma mesa, aparador e armário, todos prontos para o início do preparo dos quitutes.

Com objetos provenientes do Museu Visconde de Mauá, a exposição tem como proposta levar o visitante a um passado não tão distante, despertando memórias de tempos mais tranquilos e dos cuidados das avós, sempre dispostas e preparando a comida, no aguardo da visita dos netos. 

A exposição pode ser visitada até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4725-3449 ou 4799-4281.

Educação Patrimonial

Como acontece a cada semestre, os alunos do Curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) visitaram nos últimos dias os museus municipais localizados no Centro Histórico de Mogi das Cruzes. Foi um total de 80 alunos, que teve a chance de conhecer os museus Visconde de Mauá (Casarão do Carmo), Guiomar Pinheiro Franco e o Centro de Cultura e Memória Expedicionários, além do Museu de Arte Sacra, instalado nas Igrejas do Carmo. As visitas aconteceram no dia 16 de outubro, à noite, e no dia 20 de outubro, pela manhã. 

As visitas, que são monitoradas, têm por objetivo não apenas mostrar o acervo dos museus, mas sobretudo passar, dentro do Programa de Educação Patrimonial, a conscientização sobre a importância dos museus para o conhecimento da história da cidade e da própria cidadania. Os professores são incentivados a, posteriormente, trazerem os alunos para participar do Programa.
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi