O sistema de cadastramento para artistas e profissionais de arte, cultura e turismo de Mogi das Cruzes tem como objetivo fomentar a cultura e o turismo local e criar uma lista de profissionais que estejam habilitados a atuarem em eventos da municipalidade promovidos e/ou apoiados pela Secretaria de Cultura. O sistema também possibilita um mapeamento dos artistas e instituições artísticas existentes no município.
Para quem já está cadastrado, não é necessário se recadastrar, porém será possível atualizar dados e também solicitar uma repontuação. Todos os artistas inscritos no cadastro passam por uma análise e recebem uma pontuação, conforme o atendimento aos critérios estabelecidos em edital. Isto gera uma classificação que determina a ordem do posterior chamamento e/ou contratação dos artistas para eventos.
Os critérios de avaliação são relevância, originalidade, experiência comprovada, clareza, localidade e material enviado. A Secretaria de Municipal de Cultura tem autonomia na análise técnica de pontuação e decisão, inclusive para não cadastrar artistas e profissionais de arte e cultura que não atendam aos requisitos mínimos, como a obtenção de 25 pontos.
Podem se cadastrar artistas ou grupos artísticos, como pessoa física ou jurídica, diretamente ou então por intermédio do empresário ou produtor. Empresários e produtores, aliás, também podem se cadastrar, bem como qualquer pessoa física ou jurídica que tenha experiência profissional em áreas relacionadas à cultura, tais como oficineiros, produtores de eventos, técnicos de gravação, técnicos de som, iluminotécnicos, monitores, curadores de exposição, jurados e afins.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.