Doze projetos são contemplados com gravações no Estúdio Municipal de Áudio e Música

Imprimir PDF

Doze projetos são contemplados com gravações no Estúdio Municipal de Áudio e Música

Doze projetos foram contemplados pelo segundo edital de seleção para gravações no Estúdio Municipal de Áudio e Música e poderão utilizar gratuitamente o espaço

A Secretaria Municipal de Cultura homologou nesta terça-feira (01/03) a nova relação de projetos musicais contemplados com gravações no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), resultante do segundo edital de seleção para utilização do espaço. Vinte iniciativas atenderam aos critérios de avaliação e as 12 mais bem pontuadas poderão iniciar em breve as gravações. Entre essas, três são da categoria CD autoral, três são CDs cover, dois são EPs autorais, um é EP cover, um é EP autoral de rap e dois pertencem à modalidade projeto especial.

Da modalidade CD autoral, foram contemplados os artistas Daniel de Barros Dias, Gustavo de Castro Lima e Vagner Lopes Cardoso, com os projetos "Amarantos", "Carta na Manga" e "Não Sei Pousar", respectivamente. Já na categoria CD cover, os contemplados são Carlos Mello, com "Brega Sim, Trash Não", Daniel Trettel, com "Transcendental" e Paulo Henrique, com "Caipirerê". Athos Melo Araujo e Thais Naomi Yokomizo são os contemplados com a gravação de EPs autorais, com os projetos "Espelho" e "Thais Naomi 4TET".

Na modalidade EP cover, quem foi contemplado com a gravação no EMAM é Breno Pereira, com seu projeto "Alvorada". Já a modalidade EP autoral de rap terá como representante o artista Clayton Gomes, com "Telestai". Os dois projetos especiais, que são uma modalidade nova, inserida neste segundo edital de seleção, são "Piano e Voz", de Vandir Lopes de Oliveira, e "O Pequeno Príncipe", de Jamili Bensivenga Miguel. A modalidade se refere à gravação de material sonoro de caráter artístico e cultural, como trilhas sonoras autorais de espetáculos de dança e teatro, por exemplo.

 Veja a relação dos contemplados

Todos os contemplados serão convocados em breve pela Secretaria de Cultura, para serem instruídos quanto ao uso do EMAM e já marcarem as datas de início das gravações. Os contemplados nas categorias CD autoral e CD cover terão direito a 80 horas de estúdio e poderão gravar 10 faixas cada. Já os aprovados para gravarem EPs autorais e cover terão direito a 60 horas de estúdio e cinco faixas. A modalidade EP autoral de rap, por sua vez, possibilita um período de 30 horas de gravação e cinco faixas. Os projetos especiais, por fim, compreendem 60 horas de estúdio. Em todos os casos, o total de horas no EMAM inclui os trabalhos de gravação, mixagem e masterização.

A lista divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura inclui também oito suplentes, que poderão ser chamados em casos excepcionais, como desistência ou falta de cumprimento das normas do edital por parte dos contemplados. Caso não tenham a oportunidade de gravar agora, os suplentes podem se inscrever num próximo edital a ser aberto pela Cultura.

A expectativa da Secretaria de Cultura é que os projetos contemplados neste segundo edital passem a integrar a agenda cultural do município a partir do segundo semestre deste ano. Já os projetos contemplados pelo primeiro edital devem ter os shows de lançamento incluídos na programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2016. Cerca de 70% deles estão concluídos, aguardando apenas a prensagem dos CDs e a data de lançamento. Já os demais estão nas etapas de mixagem, masterização e finalização da parte de artes gráficas.

Além de horas no estúdio com dois profissionais experientes, os contemplados terão direito ainda à prensagem dos CDs. No caso das modalidades CD e EP, serão 500 unidades. Já os aprovados pela categoria especial terá direito a prensagem de 300 CDs.

O EMAM

Inaugurado em16 de setembro de 2015, o Estúdio Municipal de Audio e Música – EMAM é o primeiro estúdio público de Mogi das Cruzes efoi equipado com o que há de mais moderno no que se refere à produções audiofonográficas, estando apto a receber e executar com qualidade projetos nos mais diversos formatos, desde o registro de uma canção autoral até a gravação de uma formação orquestral, por exemplo.

Construído em uma área de 73,10 m², ele foi dividido em três ambientes: uma sala técnica com 13,60 m², onde trabalham os dois técnicos, a sala A de gravação, que tem 46,65 m² e a sala B de gravação, com 6,24m². O EMAM tem a possibilidade de captação de 16 canais simultâneos, o que permite gravações simultâneas em distintas salas.

O estúdio possui completo tratamento termoacústico, desde as paredes até o piso, além de ser revestido pela chamada "Gaiola de Faraday", que isola as frequencias elétricas provenientes de rádios, celulares e outros equipamentos. Todos os ambientes possuem ar-condicionado e há, ainda, instrumentos a disposição dos artistas e grupos, como um piano de cauda, cubo de guitarra, cubo de baixo, bateria e microfones. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi