Alunos de Pedagogia visitam museus pelo programa de Educação Patrimonial

Imprimir PDF

Alunos de Pedagogia visitam museus pelo programa de Educação Patrimonial

O Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos é um dos espaços visitados pelos alunos de Pedagogia, no âmbito do programa de Educação Patrimonial

Os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Mogi das Cruzes (UMC) estão encerrando nesta semana o ciclo de visitas que fazem semestralmente aos museus do Centro Histórico de Mogi das Cruzes. A atividade integra o programa de Educação Patrimonial, que vem sendo desenvolvido há três anos pela Secretaria Municipal de Cultura e o objetivo é promover um passeio pela história de Mogi das Cruzes, democratizando e disseminando conhecimentos sobre o passado do município. 

Foram três turmas, com cerca de 35 alunos cada, que fizeram visitas pela manhã e também no período noturno aos Museus Visconde de Mauá (situado dentro do Casarão do Carmo), Guiomar Pinheiro Franco e ao Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos. Alguns também fizeram questão de conhecer o Museu de Arte Sacra, pertencente à Igreja do Carmo e o Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg. 

O responsável pela Divisão de Museus e que atua como monitor das visitas, Roberto Lemes Cardoso, avalia que o interesse das pessoas vêm crescendo a cada ano. “É uma parceria que traz bons resultados para ambos – alunos e museu, pois a Secretaria de Cultura tem o maior interesse não só em divulgar os espaços museológicos da cidade, mas, acima de tudo, em trazer os cidadãos a esses espaços, buscando incutir nos visitantes a importância da preservação da nossa história – que é muito rica – e também torná-los multiplicadores desse conceito”, destaca.

A parceria integra o Programa de Educação Patrimonial, que oferece outras atividades, como é o caso da oficina “Minha casa é um museu”, que teve recentemente uma nova edição, voltada aos professores da rede municipal, além de visitas feitas em parceria com a Coordenadoria de Turismo, por meio do Expresso Turístico ou do projeto Mogi para Mogianos. 

Além das visitas monitoradas, especialmente programadas para grupos, os museus também recebem visitas espontâneas. Isto é, qualquer cidadão pode visitá-los, dentro dos horários de funcionamento. Os espaços abrem de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para mais informações é 4798-6912. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi