Projeto Tardes Hispânicas continua neste sábado no Centro Cultural de Mogi

Imprimir PDF

Projeto Tardes Hispânicas começa neste sábado no Centro Cultural de Mogi

O primeiro encontro do projeto Tardes Hispânicas será realizado na Sala Multiuso Wilma Ramos, no primeiro andar do prédio do Centro Cultural de Mogi das Cruzes

Neste sábado (21/05), a partir das 14 horas, a Sala Multiuso Wila Ramos, no primeiro andar do prédio do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, será palco para um projeto- piloto da Secretaria Municipal de Cultura. Tardes hispânicas é o nome do evento, que tem por objetivo reunir, de forma descontraída, nativos de países da língua hispânica, estudantes e pessoas em geral que tenham interesse em fazer uma imersão no universo linguístico e cultural hispânico. O encontro se estende até as 16 horas. 

O bibliotecário da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Auro Malaquias, explica que o projeto surgiu a partir do pedido de um usuário da Biblioteca, que é estrangeiro e propôs a realização de um encontro entre pessoas provenientes de países cuja língua mãe é o espanhol. A partir disso, ele fez contato com outros frequentadores da Biblioteca, que moram em Mogi, porém são de países como Argentina e Chile e, juntos, todos decidiram utilizar a música como elemento de apresentação e introdução a um diálogo.

Aproveitando os recursos tecnológicos da Sala Multiuso, será feita a projeção de vídeos dessas canções, que são assinadas por artistas como Violeta Oarra, Ginamaría Hidalgo e Joan Manuel Serrat. Na tela, as pessoas poderão ver também as letras completas das canções. 

“Depois de cada música passada, eles vão fazer comentários entre si e também vão interagir com o público, que pode acompanhar tudo e até fazer perguntas, em português mesmo. É uma oportunidade para que essas pessoas possam exercitar a língua mãe e também para que outras pessoas interessadas na cultura hispânica conheçam um pouco mais da língua, da música e das pessoas que moram em Mogi e têm essa origem. Será como se estivéssemos no país deles”, destaca Malaquias.

O bibliotecário frisa ainda que será uma chance para que as pessoas percebam as diferenças na pronúncia e na forma de se expressar entre hispânicos provenientes de países diferentes. “Não temos a pretensão de ensinar espanhol para ninguém e sim de proporcionar uma tarde agradável e descontraída, em contato direto com pessoas que têm uma cultura diferente da nossa, o que é sempre enriquecedor”. 

O objetivo é que o evento se consolide como um ponto de encontro entre aqueles que falam espanhol e se interessam pela cultura hispânica, porém ainda não há uma periodicidade definida para a realização do projeto. 

A entrada é totalmente gratuita. O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, nº 360, no Centro da cidade. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi