Semana contra a Homofobia e Transfobia se estende até dia 20

Imprimir PDF

Semana da Diversidade Homossexual contra a Homofobia e Transfobia se estende até dia 20

A peça Achados e Perdidos, da Cia. Chicaboomchic, é uma das atrações da programação da Semana da Diversidade, que começa nesta quarta-feira e vai até o dia 20 deste mês

A partir desta quarta-feira (11/05), Mogi das Cruzes será palco para mais uma semana comemorativa - a 2ª Semana contra a Homofobia e a Transfobia, uma realização da Associação Fórum Mogiano LGBT, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que chega à sua segunda edição e presta homenagem ao Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado em 17 de maio. Até o próximo dia 20 serão diversas atrações em palcos distintos da cidade, incluindo duas peças teatrais de São Paulo, que vêm à cidade por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura.

As primeiras atividades da semana comemorativa acontecem no Casarão do Carmo, onde acontece a abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (11/05), às 19 horas, seguida pelo show com o artista Victor K, que mistura música e teatro em suas performances. Já a partir da quinta-feira (12/05), o Casarão recebe uma mostra de arte, composta por artistas gays e heterossexuais, que fazem uma homenagem ao artista Heraldo Moraes. Participam da mostra artistas como Elsa Farias, Thiago Santanna, Rosangela Politana, Victor Kanashiro, Luciano Antoniasse e Enzo Ferrara.

Sexta-feira (13/05) será dedicada majoritariamente à literatura no Casarão do Carmo. Além de um sarau, que acontece às 17 horas, o público poderá acompanhar e participar de uma roda de diálogo com o psicólogo e escritor Fabricio Vianna, autor do livro “O Armário – Vida e Pensamento do Desejo Proibido”. Quem encerra a noite é cantora Maria Dolores, com um show de Música Popular Brasileira (MPB).

Ainda na sexta-feira, a programação sai um pouco do Casarão, com a primeira atração teatral do ProAC no Theatro Vasques. É o espetáculo “Quando eu não esperava você”, da Cia. Chicaboomchic, que será apresentado às 20 horas. A montagem fala sobre um fragmento da biografia de Christine Jorgensen, a primeira mulher trans a realizar o tratamento completo de adequação sexual, e também, a primeira trans mulher a se assumir como militante das questões LGBT´s. A peça aborda ainda a história do jovem Fred, um garoto cheio de sonhos indefinidos dentro de si, que conhece Christine e com quem faz amizade instantânea, muito embora não saiba de seu passado. A classificação indicativa é de 12 anos. 

O sábado (14/05) reunirá seis atividades artísticas no Casarão do Carmo e a segunda montagem teatral trazida à cidade pelo ProAC. No Casarão, as atividades se estendem das 14 horas até a noite e incluem pintura ao vivo, exibição de curtas-metragens com a temática LGBT, um show de hip hop com Marcos Favela, declamação de poesias com Julio Seidenthal, mais uma performance de Victor K, intitulada “I Am Exodus” e, finalizando, uma segunda rodada de exibição de curtas.

Às 20 horas a Sala Multiuso Wilma Ramos, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, será palco para a apresentação de “Achados e Perdidos”, também da Cia Chicaboomchic, do ProAC. O espetáculo navega pela mente de Josh, um rapaz interessado na companhia de outros rapazes, porém com a inclusão de um elemento brutal: Josh é um serial killer, que ataca homens e garotos e faz deles estatísticas policiais. A narrativa toma por base um fragmento da vida de Jeffrey Dahmer, um serial killer norte-americano que fazia vítimas apenas entre os homens e ficou conhecido como o “assassino de Milwaukee” na década de 80.

A programação segue com um show no Casarão da Mariquinha, também neste sábado (14/05), um ato ecumênico na Câmara Municipal na próxima terça-feira (17/05) e um seminário sobre os direitos da população LGBT, também na sede do Legislativo, no dia 20 de maio. (LMS)


Serviço

2ª Semana contra a Homofobia e a Transfobia

PROGRAMAÇÃO CASARÃO DO CARMO:

● 11 DE MAIO - QUARTA ● 
19h00 - Abertura Oficial do Evento
20h00 - Show de Victor K (Música e Teatro)

● 12 DE MAIO - QUINTA ● 
Exposição de obras durante todo o dia de funcionamento.

● 13 DE MAIO - SEXTA ● 
17h00 - Sarau
19h00 - Roda de diálogo com o psicólogo escritor FABRICIO VIANA, do livro "O Armário - Vida e Pensamento do Desejo Proibido"
20h30 - Show da cantora Maria Dolores (MPB)

● 14 DE MAIO - SÁBADO ● 
14h00 - Pintura AO VIVO
15h00 - Exibição de curtas com temática LGBT
17h00 - Show de Marcos Favela (HIP HOP)
19h00 - Julio Seidenthal, declamação de Poesias
20h00 - Performance "I AM EXODUS" de Victor K (Teatro)
21h00 - Exibição de curtas com temática LGBT

PROGRAMAÇÃO EM OUTROS ESPAÇOS:

● 13 DE MAIO – 20H NO THEATRO VASQUES - “QUANDO EU NÃO ESPERAVA VOCÊ” - CIA CHICABOOMCHIC (PROAC)

● 14 DE MAIO – 20H NA SALA MULTIUSO WILMA RAMOS/ CENTRO CULTURAL DE MOGI DAS CRUZES - “ACHADOS E PERDIDOS” - CIA CHICABOOMCHIC (PROAC)

● 14 DE MAIO - 20H30 NO CASARÃO DA MARIQUINHA, SHOW DA "AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA". (Valor de ingresso: R$15)

● 17 DE MAIO - 19H - ATO ECUMÊNICO (AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL) com lideranças de diversas religiões em memória às vítimas da discriminação LGBT.

● 20 DE MAIO - 19H - SEMINÁRIO DE DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT (AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL) com especialistas e militantes do Movimento LGBT.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi