Sessão de cinema e roda de choro estão na programação cultural desta quinta-feira

Imprimir PDF

Sessão de cinema e roda de choro estão na programação cultural desta quinta-feira
Vida de Menina conta a história de uma jovem que utiliza de seu diário para revelar o mundo e será exibido gratuitamente nesta quinta-feira, às 16 horas, no Centro Cultural

Além dos eventos da 1ª Semana Cultural Afro e da 2ª Semana contra a Homofobia e a Transfobia, que estão acontecendo nesta semana em Mogi das Cruzes, outras duas atrações da programação fixa da Secretaria Municipal de Cultura podem ser acompanhadas gratuitamente pelo público nesta quinta-feira (12/05). Uma é sessão de cinema do programa Pontos MIS, que sempre acontece no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e a outra é a tradicional Roda de Choro do Seu Julinho, no Casarão do Carmo.

O filme em cartaz nesta semana pelo programa Pontos MIS é “Vida de Menina”, um drama brasileiro dirigido por Helena Solberg e que tem no elenco Ludmila Dayer, Daniela Escobar e Dalton Vigh. A história se passa no período pouco após a abolição da escravatura e proclamação da República no Brasil, na cidade de Diamantina, e tem como personagem central Helena Morley (Ludmila Dayer), uma jovem que se considera feia e desengonçada e que revela todo o seu universo por meio da escrita. É num diário que ela debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira. 

Lançado no ano de 2004, o filme é baseado no livro escrito por Alice Dayrell Caldeira Brant, sob o pseudônimo de Helena Morley. São 101 minutos e a classificação etária é livre. A sessão começa às 16 horas na Sala Multiuso Wilma Ramos, no primeiro andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A entrada no espaço se dá por ordem de chegada. 

Mais à noite, às 19 horas, será a vez de mais uma edição do projeto Roda de Choro do Seu Julinho, o tradicional encontro entre gerações de adoradores do samba, seresta e choro, que acontece todas as quintas-feiras no Casarão do Carmo. O projeto, que nesta semana completa três anos, foi criado como uma forma de homenagear Julio Pedro Borda, mais conhecido como Seu Julinho, antigo morador do Shangai e dono de uma barbearia na rua Navajas, que se convertia em roda de choro todas as quintas-feiras.

Pela roda de choro original do seu Julinho passaram praticamente todos os atuais mestres do choro de Mogi das Cruzes, como Eurico de Souza, mais conhecido como Seu Eurico do Cavaco, Nilton Delphin e o também falecido professor Hugo Ramos, que hoje já dá nome ao Ginásio Municipal de Esportes. Hoje os mais antigos participam da roda ao lado da nova geração e são acompanhados pelo público que vai para ouvir e pedir as canções que gostam. A entrada é gratuita. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi