Virada Cultural acontecerá neste final de semana com 87 atrações em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF

Virada Cultural acontecerá neste final de semana com 87 atrações em Mogi das Cruzes
O prefeito Marco Bertaiolli destacou que Mogi das Cruzes está mais uma vez muito bem estruturada para receber mais uma edição segura e de sucesso da Virada Cultural

O prefeito Marco Bertaiolli participou, na tarde desta quarta-feira (25/05), da reunião de apresentação oficial da Virada Cultural Paulista 2016 em Mogi das Cruzes, evento que vai acontecer neste final de semana, nos dias 28 e 29 de maio. A solenidade contou com a presença de todas as secretarias municipais envolvidas na organização do evento, bem como de representantes da Secretaria de Estado da Cultura e da Polícia Militar. A Virada Cultural deste ano, que chega à 9ª edição municipal, terá um total de 87 atrações, com cerca de 550 artistas envolvidos.

“A Virada Cultural de Mogi é a maior do Estado de São Paulo por uma série de fatores. Um deles com certeza é a segurança, que sempre foi marca do evento na cidade e neste ano não tenho dúvidas de que será novamente. A cidade está muito bem estruturada, no que se refere a recursos humanos e materiais, para receber mais uma edição de sucesso”, desacou o prefeito, Marco Bertaiolli. 

Veja a programação completa

Serão, ao todo, oito palcos montados na cidade, cada um com características específicas. O palco principal novamente será montado no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, local que já se provou, com a experiência de 2015, como um espaço adequado, dada a facilidade de estacionamento, a proximidade com o terminal de ônibus e estação de trem, além de evitar interdições no trânsito. Outra vantagem é poder utilizar parte das instalações do ginásio para o atendimento aos músicos, com a estrutura de camarins. 

No palco principal, vão se apresentar as principais atrações enviadas à Cidade pelo Governo do Estado. Desta forma, ali, o público poderá conferir shows de artistas como Blubell, Karina Buhr, Supercombo, Rodrigo Ogi, Banda Malta, Mocadão, Cícero e do cantor e compositor Almir Sater, que fará o show de encerramento do evento, às 18h30 do domingo. 

A exemplo de anos anteriores, a abertura oficial será no Theatro Vasques, a partir das 18h30, com apresentação da Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi, regida pelo maestro Lélis Gerson. Na sequencia, o mesmo espaço receberá atrações como o coral Musicativa, uma intervenção de stand up comedy comandada por Varneci Nascimento, espetáculos de teatro adulto e infantil, circo e, finalizando a programação, a apresentação do coral Canarinhos do Itapety, seguidos pelo grupo do Rio de Janeiro, Passinho Brasil.

A apresentação do grupo Passinho Brasil, assim como da cantora Blubell, Kakrina Buhr e de Léo Fressato, foram as últimas atrações a serem incorporadas à programação da Virada Cultural deste ano. Isso porque, com o cancelamento do evento na cidade de Campinas, o Governo do Estado remanejou as atrações que lá ocorreriam, e Mogi das Cruzes foi contemplada com essas quatro. 

Pelo primeiro ano, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, inaugurado em setembro do ano passado, servirá como palco para a Virada Cultural. No ano passado, como o equipamento ainda não havia sido oficialmente aberto, a Secretaria de Cultura providenciou a montagem de um palco na praça em frente ao espaço – a Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros. Já agora, todos os espaços do novo equipamento cultural da cidade serão ocupados e o público poderá conferir shows, principalmente de música brasileira e autoral, além da exposição do reconhecido artista plástico mogiano, Belini Romano. Já a frente do Centro Cultural receberá o xadrez gigante, repetindo o sucesso da iniciativa, que foi montada pela primeira vez em fevereiro deste ano. 

O Largo Bom Jesus também será um palco da Virada. O espaço receberá atrações de forró, reggae e arte popular, como o grupo mogiano Suburbaque, além de uma série de intervenções trazidas à Virada Cultural de Mogi pelo Sesc Santo André. O Largo Bom Jesus receberá ainda a feira de artesanato Mogi Feita à Mão e empreendedores de rua, assim como ocorreu no último ano, montarão no local barracas de alimentação.

O Largo do Rosário também reafirma a vocação de anos anteriores e será o local da apresentação de bandas de rock autoral no sábado e reggae no domingo. Já a Casa do Hip Hop, como o próprio nome sugere, será o palco do hip hop. A programação neste último espaço está um pouco mais curta, a pedido do próprio público que frequenta a casa, em virtude do show de Rodrigo Ogi, no palco principal, que é uma grande atração do hip hop. A Praça Flávio Furlan, na entrada do Terminal Central, será o palco da música eletrônica neste ano, enquanto que o Casarão do Carmo receberá música, cinema e literatura. 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes providenciou novamente um amplo esquema de segurança, para garantir que o evento transcorra com tranquilidade, sem nenhuma grave ocorrência. Serão aproximadamente 200 profissionais, entre guardas municipais, policiais civis e militares, agentes de trânsito, agentes de fiscalização, seguranças particulares e brigadistas, atuando durante as 24 horas do evento.

Da Guarda Municipal, serão 110 profissionais e 10 viaturas. Já do Departamento de Fiscalização de Posturas, serão quatro profissionais e duas viaturas. A Unidade Móvel de Monitoramento ficará estacionada nas imediações do palco principal, que é o local com a maior previsão de público. A Polícia Militar atuará com um efetivo de aproximadamente 40 profissionais/dia e receberá reforço dos batalhões de Suzano e Itaquaquecetuba no período noturno. 

O sistema de transporte coletivo municipal atenderá à população em horários excepcionais, com ônibus saindo às 2h30 do Terminal Estudantes e cumprindo os itinerários dos principais corredores da cidade, como Avenida Japão/ Conjunto Santo Ângelo, Avenida Francisco Ferreira Lopes/ Jundiapeba, Avenida João XXIII/ Botujuru e Avenida Francisco Ribeiro Nogueira/ Taiaçupeba. Haverá ainda agentes de trânsito de plantão, para auxiliar motoristas e pedestres nas proximidades dos palcos.

Da parte da Saúde, a população poderá contar com o posto médico no Ginásio Municipal de Esportes, que ficará aberto, haverá uma ambulância de plantão nas imediações do palco principal e, para toda e qualquer ocorrência, a Cure 192 estará operando normalmente, em regime de 24 horas. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também organizou um esquema de plantão, para a varrição de ruas e recolha do lixo no domingo, após as apresentações do sábado. No palco principal, praça Flávio Furlan e Largo do Rosário haverá varredores atuando no período noturno. 

A Virada Cultural Paulista de Mogi das Cruzes é a maior do Estado de São Paulo, após a da capital São Paulo. Isso ocorre porque, além das atrações contratadas e enviadas pelo Governo do Estado, a Secretaria de Cultura também contrata dezenas de artistas locais, que fazem a abertura de grandes shows e também comandam a programação de vários palcos. Esta é uma política que vem sendo adotada nos últimos anos. Das 87 atrações de 2016, 64 são artistas locais e 23 são do Governo do Estado e da parceria com o Sesc. 

O investimento para a Virada Cultural Paulista 2016 de Mogi das Cruzes é de R$ 186.882,25 e a expectativa é receber um público entre 20 e 30 mil pessoas. Desde 2011, o evento já atraiu um público de 221.500 pessoas à cidade. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi