Primeira noite da Virada Cultural de Mogi reúne grande público em diversos palcos

Imprimir PDF

Primeira noite da Virada Cultural de Mogi reúne grande público em diversos palcos
Um grande público, formado principalmente por jovens, reuniu-se no estacionamento do Ginásio para assistir ao show da Banda Malta, que foi o último da programação do palco

A Virada Cultural Paulista 2016 em Mogi das Cruzes recebeu um grande público na noite deste sábado (28/09) e início da madrugada do domingo (29/09), quando ocorreram as primeiras apresentações. Durante a abertura, no Theatro Vasques, o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, deu as boas-vindas a todos e reiterou a força que o evento na cidade conquistou, sendo hoje já reconhecida como a maior Virada Cultural do Estado.

Neste ano estamos com 87 atrações, sendo 64 comandadas por artistas locais. É um número muito alto e que representa também a diversidade da nossa Virada. Estamos literalmente oferecendo opções para todos os gostos e idades, em oito diferentes palcos. Esperamos que todos prestigiem e se divirtam entre amigos e a família", frisou.

O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, também presente na abertura, falou sobre o esquema e segurança. "A segurança sempre foi prioridade em todos os grandes eventos realizados em Mogi das Cruzes e com a Virada Cultural não poderia ser diferente. Já há alguns anos, adotamos um sistema de parceria entre diversos agentes e profissionais da segurança, que se provou como muito eficaz. Este, sem dúvidas, é um diferencial do evento na cidade, pois permite que todos venham com tranquilidade, tragam toda a família e aproveitem as opções artísticas e culturais na mais absoluta tranquilidade", destacou.


A atração de abertura foi a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, com regência do maestro Lélis Gerson. Ao longo de quase uma hora os jovens que integram o grupo musical executaram peças populares, como a ópera Carmem, de Georges Bizet, além de Mourão e a valsa Vozes da Primavera, do austríaco Johann Strauss II. Foi a primeira apresentação com composições específicas para grupos sinfônicos e o concerto, portanto, foi o mais maduro do grupo até então. O público reagiu de acordo e lotou o Vasques para o espetáculo.

Um bom público também se posicionou, desde o início do evento, nas imediações do Centro Cultural, para conferir os shows, majoritariamente de música brasileira autoral, que aconteceram na Sala Multiuso Wilma Ramos. O espaço aconchegante foi um grande atrativo para alguns, que também aproveitaram para conhecer e desfrutar do mais novo espaço cultural do município.

A noite no Centro Cultural contou com os shows de Breno Pereira, conhecido como Brenô, Vital de Souza e banda Bico do Corvo. Logo em frente ao espaço, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, muitos se reuniram para assistir ao xadrez gigante, que foi montado e jogado por membros do Clube de Xadrez de Mogi das Cruzes, além de interessados em geral.

O palco principal, montado no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, foi o que reuniu o maior público. Desde o primeiro show, com a cantora Blubell, até a Banda Malta, que encerrou a agenda do palco desta noite, o público se manteve fiel e animado. Muitos membros da cultura hip hop migraram da Casa do Hip Hop, outro palco da Virada, para assistirem ao show com o rapper Rodrigo Ogi. Também por isso, as atrações no palco oficial do hip hop foram encerradas mais cedo nesta primeira noite de Virada.

Outros endereços, como o Largo do Rosário, novamente atraíram os fãs do rock autoral de Mogi das Cruzes e membros de coletivos deste segmento musical. No palco, apresentaram-se bandas já conhecidas localmente, como Eleven Strings, Bruxos Modernos, Motocontínuo e Blanc Sec. A programação foi mantida madrugada adentro e quem encerrou foi a banda Avulsos S/A, que se apresentou a partir das 4h.

Na região central, o movimento também foi expressivo em locais como Largo Bom Jesus (Praça de São Benedito) que, além de atrações majoritariamente de forró e reggae, recebeu a feira de artesanato Mogi Feita à Mão e barraquinhas com alimentos de diversos tipos. Já os apreciadores de um clima mais intimista se reuniram no Casarão do Carmo, onde puderam assistir gratuitamente à quatro sessões de cinema.

Os apreciadores de música eletrônica, por sua vez, direcionaram-se neste ano à Praça Flávio Furlan, que é a praça de entrada do Terminal Central, onde puderam assistir à apresentações de DJs conhecidos da cidade, como Rafahell e Fabíola Sellan. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi