COMAS e CMDCA também aprovam projeto de um Sesc em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF



Mais dois conselhos municipais aprovaram, nesta quinta-feira (28/09), o projeto para a instalação de um Sesc em Mogi das Cruzes, na área proposta, onde hoje funciona o Centro Esportivo do Socorro. As audiências do dia foram com o Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, pela manhã, e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, no período da tarde.

Quem se responsabilizou pela apresentação do projeto, explanações a respeito das atividades desenvolvidas por um Sesc e resposta às dúvidas dos conselheiros foi o secretário municipal de Cultura e coordenador municipal de Turismo, Mateus Sartori, que representa, a cada encontro desses, a Prefeitura e o prefeito Marcus Melo.

Na reunião do COMAS, além da votação favorável, foram feitas duas colocações relevantes dentro do processo de diálogo sobre a vinda de uma unidade Sesc a Mogi das Cruzes. Um membro do núcleo de Mogi das Cruzes do Movimento Nacional da População de Rua lembrou de uma ação feita na unidade Bom Retiro do Sesc, de integração com as pessoas em situação de rua do entorno e sugeriu que o exemplo seja seguido pela unidade Mogi, tendo em vista a proximidade da área proposta com a Associação Beneficente Onde Moras – Abomoras. Além disso, o Conselho também solicitou que o Sesc dialogue com as entidades assistenciais da cidade, para que sejam feitas parcerias.

Já na audiência com o CMDCA, o pedido foi para que o Sesc possibilite o acesso de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, por meio de medida socioeducativa ou então programações que permitam esse tipo de atendimento. E, conforme pontuado, isso pode ser feito dentro ou fora do Sesc, com a promoção, por exemplo, de uma atividade do Sesc em alguma entidade.

Com mais essas duas, já são sete as reuniões realizadas, todas com resultado positivo. Outras quatro estão agendadas e uma quinta está prevista para ocorrer, porém ainda sem data e horário definidos. As audiências públicas estão sendo promovidas no âmbito do programa Diálogo Aberto, criado no ano de 2013 e inserido na Lei nº 7.2016/2016, do Sistema Municipal de Cultura.

Um dos destaques dentro desta agenda é a audiência que será realizada na próxima segunda-feira (02/10), às 19h, no Theatro Vasques, com todos os interessados no assunto Sesc em Mogi, a partir de internautas e membros de grupos nas redes sociais. O criador de um desses grupos, inclusive, divulgou um evento no Facebook, convidando os mogianos para a referida audiência pública.

A Internet também está sendo utilizada como ferramenta para o debate acerca deste projeto por meio de um formulário, intitulado “Quero um Sesc em Mogi?”, que está disponível na rede. Nele, todo e qualquer cidadão pode expressar se é ou não a favor de um Sesc na cidade, além de tirar dúvidas com relação ao equipamento.

Participe da pesquisa

Esta pesquisa servirá como um importante termômetro do que a população quer efetivamente, auxiliando também nas tratativas para a vinda da unidade, processo este que está sendo conduzido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, pela Câmara Municipal e também pelas equipes técnicas do Sesc. (Lívia de Sá)

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi