Prédio do novo Arquivo Histórico e restauro do casarão neoclássico são entregues

Imprimir PDF



Mogi das Cruzes teve, na manhã desta segunda-feira (24/09), a entrega de dois espaços que simbolizam o trabalho de preservação do patrimônio desenvolvido pela Prefeitura. Além da finalização das obras de restauro do casarão neoclássico da rua Coronel Souza Franco, foi apresentado também o prédio que vai abrigar o Arquivo Histórico Municipal “Historiador Isaac Grinberg”.

O Arquivo Histórico Municipal vai funcionar em um anexo construído nos fundos da área onde está o casarão neoclássico. Ele está diretamente ligado à história da fundação da cidade e serve como repositório de documentos pertinentes à administração da cidade, de sua vida social e política.

Já o casarão neoclássico da Coronel, que passou por obras de restauro, vai abrigar o Museu Virtual da Educação (MUVE), um centro de educação patrimonial dotado de recursos tecnológicos de última geração, com o objetivo de propagar de forma interativa a história de Mogi das Cruzes.

“Hoje damos mais um importante passo na missão de preservar nosso patrimônio. Mogi das Cruzes é uma cidade quatrocentenária, com muita história para contar e  um riquíssimo acervo. Não podemos deixar que isso se perca e o trabalho que foi feito aqui demonstra essa preocupação que temos”, destacou o prefeito, Marcus Melo, que visitou os espaços.

Existente desde o século XX, o acervo do Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg é de grande revelância não só para a cidade, como para a história do país. Ele é composto por um grande número de fotografias, plantas e certidões. Entre os documentos raros, podem ser citados a ata de elevação da Vila Sant´Anna, que é como a “certidão de nascimento da cidade”, as primeiras partituras musicais do país, o desenho original do brasão das armas de Mogi das Cruzes e uma planta da cidade datada de 1901.

A Prefeitura licitou a compra de um mobiliário especial, que são arquivos deslizantes, feitos sob medida, com capacidade de armazenar mais de 2.700 documentos históricos e adequados para a conservação desse tipo de material. A previsão é que o mobiliário chegue em aproximadamente 45 dias, o que vai permitir a transferência do acervo para o novo endereço.

O Arquivo Histórico conta também conta com uma biblioteca e espaço destinado à pesquisa. O local obedece a todas as regras e cuidados referentes à manutenção de documentos antigos, que foram desmetalizados (remoção de metais, como clipes e grampos) e terão mesa para higienização. Além disso, o novo arquivo histórico contará com sistema de segurança contra incêndios.

Durante a visita, todos puderam também visitar e ter uma ideia do que será o MUVE. Por meio de paineis, foram apresentadas descrições com imagens do museu sala por sala.

São seis salas no total, que terão temas como meio ambiente, turismo, manifestações culturais, a história de Mogi contada por meio de relatos e depoimentos e também a sala de apresentação, que deve mostrar um panorama geológico, geográfico, histórico e cultural da cidade.

As salas do Muve terão recursos como projeções de luz, painéis interativos e monitores touch screen. O público-alvo será alunos, profissionais da educação e interessados em geral.

Para que ele fique pronto, a Prefeitura aguarda aprovação da compra dos equipamentos, por parte do Fundo de Interesses Difusos (FID) do Governo do Estado, que financia a obra. A previsão é que o equipamento seja entregue no segundo semestre de 2019.

O investimento na obra de restauro, mais a construção do anexo é de R$ 2,5 milhões, somando os recursos do FID e a contrapartida da Prefeitura.

Também participaram da visita e cerimônia de entrega dos dois prédios os secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori, de Educação, Juliana Guedes, de Obras, Walter Zago. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi