6º Salão de Artes premia vencedores e fica aberto para visitação até 4 de janeiro

Imprimir PDF



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou, no último sábado (30/11), a cerimônia de abertura e premiação do 6º Salão de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes – Prêmio “Wilma Ramos”. A mostra, que ocupará a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes até o dia 4 de janeiro, é composta por 28 obras, que foram previamente inscritas pelos artistas interessados e selecionadas pela comissão julgadora do evento.

Durante a abertura, foram anunciados os vencedores das duas categorias da exposição, que se divide em acadêmica e contemporâneo. Da categoria acadêmico, os vencedores foram Paulo Tosta, com a obra “Visita inesperada”, Edval Pessoa, com “Benjamin” e Amélia Kian, com “Lembranças Remetidas”. Já a menção honrosa ficou com Renan Siqueira de Moraes, pela obra “O Sábio”.

Na categoria contemporâneo, os vencedores foram Carlos Borda, com “#minhaexnamorada”, Natália Lemes, com “Faces da Natureza” e Galvani Neto, mais conhecido como Galo. A menção honrosa foi para Lígia Taka, com a obra “Data Vênia”.

Os artistas que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria foram premiados em dinheiro. A Secretaria de Cultura e Turismo também entregou diplomas e medalhas de menção honrosa, além de certificados de participação para todos os selecionados.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explicou, em respeito à memória dos projetos realizados no passado, a Secretaria está desenvolvendo com o Salão de Artes a mesma pesquisa que foi feita com o Festival da Canção. Isto é, um levantamento de edições realizadas no passado do Salão de Artes, para que elas sejam incorporadas ao histórico do evento e gerem a atualização da contagem de edições. Com o Festival da Canção, foram identificadas três edições realizadas no passado, razão pela qual a edição de 2020 já foi oficialmente intitulada como a décima.

O Salão de Artes de Mogi das Cruzes é um evento que busca fomentar, promover e difundir a produção artística, além de estimular a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, contribuindo para a formação de público e para a construção da história da arte mais recente no país.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde está montado o 6º Salão de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes, fica aberto de terça a sábado, das 9h às 18h e está situado na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, número 360, no Centro da cidade.

Patronesse

A patronesse do Salão de Artes de 2019 é a artista plástica Wilma Ramos, que faleceu há pouco mais de dez anos, em abril de 2009, aos 68 anos. Nome forte do naïf brasileiro, Wilma Ramos ficou conhecida internacionalmente por seus quadros que retratam o folclore brasileiro e as festividades regionais. Sua primeira exposição aconteceu em 1967, no Salão de Arte Contemporânea de Campinas.

A partir dos anos 70, expôs em Madri, Palma de Mallorca e Puerto de Pollensa, na Espanha. Entre 1968 e 1984, foi premiada em diversos salões de arte realizados no Estado de São Paulo, além de participar de mostras coletivas em vários países.

Apesar do prestígio internacional, a artista permanecia morando em Mogi, com a mãe e dois irmãos, onde ficou conhecida por integrar o Grupo Feminino de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes. Formado por Ilda Veri Lopes, Ana MarB, Olga Nóbrega, Wanda Barbieri e Wilma, o coletivo era conhecido pela união e amizade das cinco artistas.

Durante toda sua carreira, Wilma mostrou por meio de telas sua devoção ao Divino Espírito Santo. Ficou também conhecida como a Senhora dos Verdes, devido a elementos muito presentes em suas obras, como colheitas agrícolas, aves tropicais, pescadores, congadas e imagens do Vale do Paraíba. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi