Coronavírus: medidas de contenção adotadas em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF

 TELEFONE PARA INFORMAÇÕES E DÚVIDAS   4798-5160  
A Prefeitura criou uma linha telefônica exclusiva para esclarecimento de dúvidas de pacientes com sintomas ou suspeita do novo coronavírus: 4798-5160. O canal é atendido por médicos e profissionais de saúde capacitados para orientar corretamente para o atendimento ou procedimento mais indicado, dependendo do caso. 

 PRÉDIO DA PREFEITURA COM RESTRIÇÃO DE ACESSO 
A administração municipal restringiu o atendimento presencial à população e o acesso ao prédio da Prefeitura e disponibilizou contatos telefônicos e por WhatsApp com as secretarias municipais e serviços para que o atendimento à população possa ser feita de maneira remota. Mais informações no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-cria-canais-eletronicos-para-atendimento-remoto-a-populacao

 


 

RESTRIÇÃO PARA ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
[Atualizado às 09:38 de 19 de março]

 NOVO  Lanchonetes, bares, restaurantes, casas noturnas, casas de show, tabacarias e adegas não poderão funcionar no período entre meia-noite e as 5 horas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-anuncia-diminuicao-no-transporte-e-novas-medidas-de-restricao-devido-ao-coronavirus

 

TRANSPORTE PÚBLICO
[Atualizado às 09:35 de 19 de março]

 NOVO  O sistema de transporte coletivo municipal terá uma diminuição de 17 ônibus em circulação fora do horário de pico a partir do meio-dia desta quinta-feira (19/03). A medida foi discutida na noite de quarta-feira (18/03), durante reunião dos prefeitos do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Ficou decidido que haverá uma redução gradativa no número de viagens do transporte coletivo e que cada prefeitura decidirá sobre a operação em sua cidade. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-anuncia-diminuicao-no-transporte-e-novas-medidas-de-restricao-devido-ao-coronavirus

 

POUPATEMPO E BOM PRATO
[Atualizado às 09:05 de 19 de março]

 NOVO  O Governador João Doria anunciou a restrição do atendimento presencial nas repartições públicas estaduais. O Poupatempo passa a priorizar serviços online e atendimento à distância. Já a rede de restaurantes Bom Prato estendeu o horário de funcionamento para redistribuir o fluxo diário de atendimentos.

 

FARMÁCIA DE ALTO CUSTO
[Atualizado às 08:55 de 19 de março]

 NOVO  O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) que as Farmácias de Alto Custo irão ampliar de 1 para 3 meses o suprimento de medicamentos entregues a pacientes que precisam de medicamentos especializados com o objetivo de reduzir o deslocamento de pacientes. Saiba mais no link abaixo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-de-sao-paulo-anuncia-novas-medidas-de-combate-ao-novo-coronavirus/

 

DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
[Atualizado às 11:40 de 18 de março]

O prefeito Marcus Melo declarou situação de emergência em Mogi das Cruzes para enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O Decreto 19.140/2020 define uma série de medidas que reforçam as ações de contenção que vêm sendo adotadas nos últimos dias com o objetivo de conter a disseminação do vírus, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo.

Entre as medidas estabelecidas está a possibilidade de requisitar bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, com garantia de pagamento de indenização posterior. Também fica autorizada a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência. Saiba mais aqui no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeito-decreta-situacao-de-emergencia-para-conter-disseminacao-do-coronavirus

 

SERVIÇOS SUSPENSOS OU ALTERADOS
[Atualizado às 08:30 de 19 de março]

  • Iprem: O atendimento presencial está suspenso. Os segurados devem entrar em contato pelo telefone: (11) 4798-5076, pelo WhatsApp (11) 4798-5185, pelo email edson.iprem@pmmc.com.br ou no site www.iprem.pmmc.com.br. O recadastramento anual para os aposentados e pensionistas, procedimento que é realizado no mês de aniversário, está suspenso por 120 dias. A autarquia também flexibilizou os prazos para apresentação de documentos. O setor está reforçando aos segurados, por telefone, que não é necessário o comparecimento à sede do Iprem para solicitação de serviços, e também orienta os segurados a fazer os pedidos pelo site.

  • Assistência Social: As unidade do CRAS e CREAS mantêm todos os atendimentos, principalmente para a população de baixa renda, mas com os cuidados de recepção/triagem/agendamento de datas. O Centro POP suspendeu todas as atividades de caráter coletivo, tais como reuniões, rodas de conversa, etc, e limitou o número de usuários atendidos, evitando a aglomeração de pessoas. As refeições passam a ser fornecidas em espaço aberto e arejado, observando-se todas as condições de higiene pessoal e local. A Vila Dignidade suspendeu todas as atividades externas e atividades  de caráter coletivo e também proibiu a entrada e permanência de visitantes, vendedores, familiares e amigos nas residências dos acolhidos e no salão social. Na Cozinha Comunitária, as refeições passam a ser servidas em forma de marmitex, em horários fracionados, para atender um pequeno número de pessoas por vez, visando evitar aglomeração.

  • Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC): as unidades do PAC Centro, PAC Braz Cubas e CIC Jundiapeba suspenderam, na quarta-feira (18/03), o atendimento presencial em suas unidades. Para ter acesso aos serviços da Prefeitura, os cidadãos devem entrar em contato por telefone, whatsapp, e-mail ou pelo nosso site. Veja a relação completa de meios de contato com a Prefeitura no link abaixo:
    http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-cria-canais-eletronicos-para-atendimento-remoto-a-populacao

  • Saúde: A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu cirurgias eletivas, atendimentos odontológicos, consultas, exames e outros procedimentos sem urgência a partir da próxima segunda-feira (23/03). O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas unidades de saúde diante do avanço dos casos de coronavírus no Brasil e garantir atendimento aos casos mais urgentes e necessários. Quem tiver alguma dúvida sobre reagendamento ou marcação de consultas e exames ou qualquer outra pergunta sobre a pandemia pode entrar em contato com o SIS 160.

  • Educação: as aulas em toda a rede municipal de ensino (creches e escolas) serão gradualmente suspensas a partir de terça-feira (17/03) e os pais que puderem já devem deixar seus filhos em casa. As faltas serão abonadas e não haverá prejuízo do conteúdo. A suspensão total ocorre a partir do dia 23/03 e é importante que os pais se organizem para que seus filhos fiquem em casa ou na residência de amigos ou parentes em segurança, exceto na casa dos avós. Idosos fazem parte do grupo mais suscetível ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais para o novo Coronavírus (COVID-19).

  • Qualificação Profissional: cursos do Crescer, cursos do Fundo Social, cursos da Escola de Empreendedorismo e Inovação e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

  • Emprega Mogi: o atendimento e a triagem dos candidatos estão sendo feitos, mas a orientação é de que o candidato somente compareça às unidades caso a vaga realmente atenda o perfil. Há ainda a possibilidade do envio do currículo para o email emprega.vagas@pmmc.com.br

  • Assistência Social: serviços de convivência para idosos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência.

  • Esporte e Lazer: aulas esportivas e atividades recreativas em espaços públicos e edições do Bairro Feliz estão suspensas.

  • Procon: o Procon de Mogi das Cruzes está fiscalizando a venda de álcool em gel e de máscaras descartáveis nos estabelecimentos comerciais da cidade. O objetivo é evitar práticas que ferem o direito dos consumidores, como a cobrança de preços abusivos. Em caso de flagrante de aumento abusivo de preços, os estabelecimentos serão multados. O valor pode variar entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, de acordo com o tamanho do estabelecimento comercial. A população também pode auxiliar com denúncias pelo telefone 4798-5090. Além disso, as audiências de conciliação estão suspensas. A medida valerá, inicialmente, por um período de 30 dias.

  • Semae: o programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, do programa "Semae de Portas Abertas", está suspenso por tempo indeterminado. As instituições e escolas que estavam agendadas serão informadas do retorno da programação, quando a situação for normalizada.

  • Projetos e Obras: os processos digitais continuam tramitando normalmente, mas para processos, está temporariamente suspenso o atendimento do Setor de Expediente da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo quanto ao recebimento de documentação ou ciência de comunique-se dos processos físicos. No entanto, não haverá qualquer prejuízo no cumprimento dos prazos.

  • Fundo Social: o atendimento presencial no Banco de Perucas do programa Cabelegria está suspenso, mas o atendimento por telefone continua funcionando. As pessoas que passam por tratamento oncológico e querem ter acesso a uma peruca do programa devem ligar para o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143 e fazer a sua solicitação. 

  • Cultura: as Feiras de Artesanato estão suspensas.

  • Saúde Animal: o Centro de Bem Estar Animal passa a realizar apenas atendimentos de urgência e emergência. Demais consultas e as palestras sobre castração estão suspensas.

  • Segurança: a Prefeitura de Mogi das Cruzes suspendeu a emissão de alvarás para eventos privados, como forma de evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, os alvarás já emitidos também estão suspensos.

  • Velórios: a orientaçã o para a conduta nos velórios municipais é que o tempo de velório seja minimizado para, no máximo, 4 horas, diminuindo a exposição dos familiares às condições favoráveis à contaminação. A recomendação aos servidores nos atendimentos realizados nos cemitérios é manter a distância mínima do público.

  • Transportes: as empresas de transporte coletivo municipal estão orientadas a intensificar os trabalhos de limpeza e higienização dos ônibus. Os trabalhos incluem os locais de circulação dos passageiros e também bancos, vidros, balaústres e espaços dos motoristas. Além disso, os vidros dos coletivos estão permanecendo abertos para a circulação do ar. Os cartões de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência que venceram ou vencerão dentro do primeiro semestre deste ano serão prorrogados até o final do primeiro semestre. Assim, o usuário não necessitará fazer a renovação do documento. É importante lembrar, no entanto, que os cartões vencidos poderão ser utilizados apenas dentro do município de Mogi das Cruzes. Os recursos de multas e a indicação do condutor infrator podem ser feitas por meio de remessa postal. Com isso, o cidadão não precisa se deslocar até a Prefeitura para atendimento.

 

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS FECHADOS
[Atualizado às 23h00 de 17 de março]

  • Espaços Culturais e Educativos: Auditório do Cemforpe, Biblioteca Municipal, Centro Cultural, Theatro Vasques, Casa do Hip Hop, CEU das Artes, Casarão do Carmo, Casarão do Chá, Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), prédio da Banda Santa Cecília e todos os Museus.

  • Espaços Esportivos: Ginásio Municipal de Esportes, Centro Municipal do Paradesporto, Ginásio Municipal Paulo Kobayashi, Pró-Hiper, Núcleo de Avaliação Física (NAF), Centros Esportivos, Parque da Cidade e Praça da Juventude.

  • Desenvolvimento: Polo Digital de Mogi das Cruzes

  • Assistência Social: Centro Dia do Idoso. 

  • Espaços ambientais: Ilha Marabá

  • Agricultura: Feira Noturna do Centro e do Mercado do Produtor

 

ESPAÇOS PÚBLICOS QUE CONTINUAM FUNCIONANDO
[Atualizado às 23h00 de 17 de março]

  • Espaço Abertos: Parque Centenário, Parque Leon Feffer e Academias da Terceira Idade

  • Centros de Compras: Feiras Livres, Varejão, Mercado Municipal e Mercado do Produtor

 

CONCURSO PÚBLICO
[Atualizado às 08h35 de 17 de março]

As provas dos Concursos Públicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, organizadas pela Vunesp, que seriam realizadas nos dias 29 de março e 5 de abril, estão temporariamente suspensas. Assim que a situação estiver normalizada, novas datas serão agendadas e divulgadas nos sites da Prefeitura e da Fundação Vunesp

 


 

 DICAS DE PREVENÇÃO 
Cuidados e orientações para se proteger contra o coronavírus (COVID-19):
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-saude/coronavirus-dicas-de-prevencao

 
NOTÍCIAS
Para acompanhar as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cuzes, clique aqui.

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi