Mogi oferece programação de Pré-Carnaval Solidário com bloquinhos de rua neste sábado, 11

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará neste sábado (11), uma programação especial de Pré-Carnaval Solidário 2023, em parceria com o Fundo Social com a proposta de unir a folia com a solidariedade. Os foliões poderão se divertir com atividades gratuitas e para todas as idades, como um aulão de ritmos, além dos tradicionais bloquinhos de rua, em Sabaúna e na região central.

O Fundo Social organizou pontos estratégicos de coleta, para os interessados em praticar uma ação solidária, doarem roupas, mantimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, e fraldas.

A partir das 16 horas, Estação Ferroviária de Sabaúna recebe um aulão de ritmos do programa #VEMPROPARQUE Especial Carnaval. A ação foi possibilitada por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e é recomendada para toda a família. Na sequência, às 17 horas, os blocos Sem Freio e Sabaúna Unidos animam os foliões, com muita música e bonecos gigantes.

Ainda neste sábado, a região central contará com o bloco dos Frenéticos, a partir das 17 horas. Os foliões irão se concentrar na rua Júlio Prestes e partem rumo a praça Norival Tavares, no Centro da cidade.

Carnaval de Rua Solidário 2023

A programação do Carnaval de Rua Solidário 2023 de Mogi das Cruzes começa na sexta-feira (17), a partir das 20 horas, o Suburbloco sai em cortejo do Largo do Bom Jesus, pelas ruas do centro histórico, em um cortejo de maracatu.

No sábado, dia 18, a programação inicia a partir das 16 horas, com o Bloco das Caboclas no Largo do Bom Jesus. Neste dia, o carnaval mogiano terá o Sabaúna Unidos, às 18 horas, em Sabaúna. No Centro, o Cordão Entruído da Vó será às 19 horas, e o CarnaCombuca fará a alegria dos foliões às 21h30.

As atrações do domingo de Carnaval (19) começarão às 14 horas. Os blocos Universitário Eugênio e Come Quieto estarão na região central da cidade. Na Vila Lavínia, às 16 horas, a atração será o Bloco Brincarteiros. O Sabaúna Unidos se apresentará às 18 horas e o Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna às 19 horas, ambos no distrito de Sabaúna. A programação terminará às 20 horas, no Centro, com o Bloco do Beco. No mesmo horário, a Banda Algazarra estará na Vila Industrial.

Na segunda-feira (20), o destino dos foliões será Sabaúna com o Mega Folia às 16 horas e o Bloco Sem Freio às 18 horas.

O último dia de folia, na terça-feira (21), terá o Bloco de Pernas para o Ar, no Centro, às 15 horas, com uma banda formada por trans e não binárias. Já em Sabaúna, o Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna encerra a programação, a partir das 19 horas.

Apresentações das escolas de samba

O Carnaval 2023 das escolas de samba será no Pró-Hiper, no Mogilar. As apresentações serão de domingo a terça-feira (19 a 21/02). O evento realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Mogi com apoio da Administração Municipal e de um patrocinador. Cada escola deverá levar de 70 a 100 componentes. O espaço terá área de alimentação e barracas de artesanato.

Nos três dias haverá matinê para crianças às 14h30. No dia 19 será com o Jabuticaqui, dia 20 com o DJ K.O. e 21 com o Terra de Almofadas. As apresentações das escolas e outros grupos irão começar às 19 horas. A Banda Carnaval de Salão abre a programação do dia 19, que também terá o DJ PETT/DJ HALI, o Bloco Sem Freio, GRES Guerreiras de Fogo e Thi Sanches e Banda.

No dia 20, a partir das 18h30, as atrações serão o DJ Lucrids, a Unidos da Vila Industrial, Anderson Cid, a Acadêmicos da Fiel e DJ PETT/DJ HALI. A programação da terça-feira de Carnaval, dia 21, terá início às 18h30, com o DJ Lucrids, Os Paccini´s, a Estação 1ª de Braz Cubas, Pagode do Canta e Acadêmicos do São João. A programação está sujeita a alterações.

Pontos de arrecadação

Os foliões que estiverem pela região central, neste sábado (11) de pré-carnaval, podem realizar a ação de solidariedade no Bar do Piauí, localizado na rua Barão de Jaceguai, 1410, no Centro. Já os pontos de arrecadação no distrito de Sabaúna também estarão disponíveis a partir deste sábado. Os voluntários podem realizar a ação na UBS de Sabaúna (Rua Francisco Rodrigues Mathias, 90), no Restaurante Maria Fumaça (Cap Francisco de Melo e Souza, 7) e no Bar do Maquinista (Rua Francisco Rodrigues Mathias 70). As doações em Sabaúna serão aceitas até 21 de fevereiro - dia que marca o fim das festividades carnavalescas da cidade.

Já as doações durante a programação do Carnaval de Rua Solidário 2023, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, podem ser feitas no Largo Bom Jesus, em um ponto de coleta disponibilizado pelo Fundo Social.

O Drive Emergencial, localizado no Pró-Hiper, está recebendo doações desde o último dia 2, para a campanha Ação Verão 2023 e nos dias das apresentações das Escolas de Samba, haverá um ponto de coleta na área externa do equipamento.

Os alimentos arrecadados pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes serão revertidos para as famílias em situação de risco. As roupas e materiais de limpeza serão revertidos diretamente para as famílias afetadas pela chuva, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Dicas de Segurança

É importante lembrar aos foliões que para garantir a segurança de todos, é necessário evitar levar ou portar qualquer objeto cortante, como garrafas de vidro ou outros objetos que possam prejudicar o andamento das festividades. O público deve descartar os lixos corretamente, em lixeiras e pontos de coleta de resíduos. Para assegurar o conforto dos moradores locais, os foliões serão orientados a se dispersarem após às 22 horas, em respeito à lei do silêncio.

A equipe da Guarda Municipal estará presente durante toda a programação, para garantir a segurança e o bom andamento das atividades e de todos os envolvidos.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi