Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes promove Diálogo Aberto sobre Artesanato

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai promover, na próxima terça-feira (10/10), mais uma edição do Programa Diálogo Aberto, que incentiva a participação popular na construção das políticas culturais. Desta vez, o encontro, que acontece no Centro Cultural, a partir das 18h30, vai ser voltado ao segmento de artesanato. A ação visa debater propostas para o setor, começando pelo aprimoramento do programa Mogi Feita à Mão, com a discussão do novo edital de participação.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, o objetivo do encontro é mobilizar principalmente aqueles que já atuam na área do artesanato, e também aproximar demais interessados nessa pauta, especialmente das áreas de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre outras. Nessa direção, o edital para participar do programa Mogi Feita à Mão vai ser apresentado, para que o formato das feiras de artesanato possa ser fortalecido.

“Mogi tem discutido ao longo dos últimos meses quais são suas principais vocações culturais e de que maneira o setor cultural pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico da cidade. O artesanato é uma das alternativas para valorizar a produção criativa local e também viabilizar fonte de renda e trabalho, além de propiciar um atrativo que se soma aos roteiros de patrimônio e à ótima gastronomia mogiana, para encantar novos turistas. Qualificar nosso artesanato, para oferecer cada vez mais e melhores produtos sustentáveis e originais para o público interno e externo, é uma das nossas metas para 2024”, destaca Claudinéli.

Nos últimos anos, as feiras culturais desenvolvidas pela Secult têm ganhado mais interessados, tanto junto ao público consumidor quanto junto a potenciais expositores – fruto de um empenho de aprimoramento feito pela Secult em parceria com o Sebrae SP, que já reconhece o programa Mogi Feita à Mão como um dos maiores do artesanato paulista.

Atualmente, 177 artesãos e artesãs estão cadastrados no Cadastro de Artistas e Profissionais de Cultura de Mogi das Cruzes. Destes, 92 atuam no programa Mogi Feita à Mão, no Projeto Divineiras, na Feira de Brechós e na Feira de Antiguidades. “O desafio é continuar a crescer com qualidade. Precisamos ampliar as ações de capacitação, mas também desenvolver novas técnicas, que envolvam produtos sustentáveis, eliminando do nosso artesanato o plástico e outros insumos que geram resíduos de difícil reaproveitamento. Também precisamos de produtos com preços acessíveis para o consumidor e que possam ser produzidos em uma escala adequada, para que os empreendimentos sociais dos artesãos se tornem economicamente viáveis. Tudo isso com qualidade, funcionalidade e beleza”, pondera a secretária.

O Sebrae SP é um parceiro estratégico nessa direção e estará presente na ocasião. E o Diálogo Aberto será também uma oportunidade de discutir com os próprios agentes do setor e com gestores de outras áreas importantes as estratégias mais adequadas para avançar ao longo de 2024, em um processo de construção coletiva e democrática, que organize melhor o atual modelo adotado nas feiras culturais, tanto para quem já participa como para novos interessados, fomentando a economia criativa da cidade.

Esse encontro permitirá ainda reforçar junto ao público do artesanato o papel do Escritório de Projetos, que é um programa da Secretaria de Cultura que busca apoiar profissionais e interessados do setor cultural na elaboração de melhores projetos e na definição de estratégias mais adequadas e efetivas de captação de recursos. O Escritório começou a funcionar em julho de 2023 e já contribuiu para que 28 trabalhadores do artesanato elaborassem seu primeiro projeto cultural para as leis de fomento à cultura.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-6906, pelo e-mail escritoriodeprojetos.cultura@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua Senador Dantas, 326, 3º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Serviço:
Diálogo Aberto: Artesanato
Quando: 10 de outubro, das 18h30 às 20h30
Onde: Centro Cultural (Praça Monsenhor Roque Pinto, n. 360 – Centro, Mogi das Cruzes/SP)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi