Palestra abordará o tema “Dona Yayá: Trajetória e Saúde Mental” dia 19 de outubro, no Centro Cultural

Imprimir PDF



A Secretaria Municipal de Cultura realizará no dia 19 de outubro, às 19 horas, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, a palestra “Dona Yayá: trajetória e saúde mental”, com o objetivo de proporcionar diálogos e dar visibilidade à memória de Dona Yayá, personalidade importante da cidade e que possui uma história conturbada, sobretudo diante das formas de tratamento de sua época em relação à saúde mental.

A palestra também é um convite para a reflexão sobre o Dia Internacional da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro. Instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental, a data estimula debates e ações sobre a conscientização em torno da importância dos cuidados com a saúde psicológica, principalmente sobre as mudanças no paradigma da assistência em saúde mental pautada na segregação social – como foi o caso de Dona Yayá.

Sebastiana Melo Freire, a Dona Yayá, nasceu em 21 de janeiro de 1887, uma entre os cinco filhos do abastado político local Manoel de Almeida Mello Freire. Em 1905, orfã, Yayá se tornou a única herdeira de uma vasta fortuna, constituída por um grande número de imóveis na Capital e em Mogi das Cruzes, além de dinheiro e ações. Em 1918, manifestaram-se os primeiros sintomas de sua doença mental, o que a levaria a ser internada em um sanatório e, posteriormente, em um Casarão localizado no bairro do Bixiga, no qual permaneceu isolada por 36 anos.

O debate contará com a presença da educadora Maria Del Carmen Hermida Martinez Ruiz, que atua no Centro de Preservação Cultural – Casa da Dona Yayá, orgão da Universidade de São Paulo (USP), e da turismóloga Vanessa Lima de Oliveira, que pesquisa as vivências de Dona Yayá no município. O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas na hora.

Serviço:
Palestra/Debate: Dona Yayá: Trajetória e Saúde Mental (com Centro de Preservação Cultural da USP)
Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes
Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes - SP
Data: 19 de outubro
Horário: 19 horas
Não é necessário inscrição prévia

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi