CineSolar chega a Mogi das Cruzes no Mês das Crianças com cinema gratuito movido a energia solar

Imprimir PDF



Em comemoração ao Dia das Crianças, Mogi das Cruzes receberá neste mês o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. Com patrocínio do banco BV e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, a atividade será no dia 26 de outubro, com duas sessões gratuitas, sendo a primeira uma coletânea de curtas- metragens infantis e a segunda a exibição do filme Encanto. A atração atende à diretriz de descentralização do acesso à cultura e será na Escola Municipal  Professora Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson da Silva.

“A presença da cultura em territórios para além da região central é essencial e prioritária. Poder agregar isso a conceitos de preservação ambiental e economia energética é ainda mais enriquecedor, portanto é uma satisfação poder receber o CineSolar em Mogi das Cruzes e levá-lo à comunidade do Conjunto Jefferson”, destaca a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos.

Todas as sessões do CineSolar contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Além das sessões de cinema, o Circuito Banco BV promove encontros com estudantes, unindo arte e tecnologia por meio da educação ambiental e da linguagem audiovisual. Além de Mogi das Cruzes, a temporada setembro-outubro contempla outras quatro cidades paulistas.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1.870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

“Viajando pelo Brasil, presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O furgão do CineSolar é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, encantando pessoas de todas as idades e mostrando, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

"Nosso compromisso com um futuro mais leve nos inspira cada vez mais a buscar e investir em projetos que estejam alinhados ao nosso propósito. Fazer parte de uma iniciativa que leva cultura e educação ambiental a crianças e ainda utiliza energia solar, contribuindo para a transformação social é uma conquista importante para o banco BV", disse Claudia Furini, diretora de marketing e ESG do banco BV.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

Neste Circuito, a Sétima Produções Culturais foi convidada para selecionar os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro”. A curadoria é da diretora artística Ana Arruda, que tem se dedicado a projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação, como realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Ela também é idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do banco BV e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de até três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes a partir da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Mogi das Cruzes, será realizado com os alunos da Escola Municipal Professora Etelvina Cáfaro Salustiano, na terça-feira (17/10), das 9h às 12h.

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.

PROGRAMAÇÃO

Mogi das Cruzes/SP

Sessões de Cinema
Data: quinta-feira (26/10)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais com o tema ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro’
19h30 - 2ª sessão: filme ‘Encanto’
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Escola Municipal Professora Etelvina Cáfaro Salustiano - Rua Quatro, 71 - Conjunto Habitacional Jefferson da Silva - Mogi das Cruzes/SP

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão


‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’  - Direção: Beatriz Ohana - Rio de Janeiro/2019 - Ficção - 15 minutos - Livre     
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

‘Trincheira’ - Direção: Paulo Silver - Alagoas/2020 - Ficção - 15 minutos - Livre                
Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

‘Pedro e o Velho Chico’ - Direção: Renato Gaia - Minas Gerais/2017 - Animação - 18 minutos - Livre
Após acordar de um pesadelo, o garoto Pedro fica assustado com o destino do planeta. Ao entregar o lixo ao catador de material reciclável "Seu Chico", Pedro recebe do simpático velhinho um misterioso diário que o convida para uma viagem mágica pelo São Francisco revelando uma verdade assustadora sobre o Rio.

‘Valentino’ - Direção: Cassiana Maranha - Paraíba/2014 - Ficção - 4 minutos - Livre
Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

2ª sessão

‘Encanto’ - Direção: Byron Howard e Jared Bush - Livre, 2021 - Musical/Infantil - 1h49m
Esta animação da Walt Disney conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive em uma casa mágica, nas montanhas da Colômbia, em um lindo lugar chamado Encanto. E quando a magia do local é ameaçada, Mirabel, a única pessoa da família sem um dom mágico, pode ser a última esperança

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi