Programação tem atrações de humor, palestra sobre saúde mental, arte para crianças e Noites de Mistério

Imprimir PDF



A Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, traz uma programação variada de atividades esta semana, incluindo atrações de humor, de conscientização sobre a importância da saúde mental, além de mais uma edição das tradicionais Noites de Mistério, que vai explorar as Igrejas do Carmo. As atrações são gratuitas a abertas ao público, com exceção daquelas cujas inscrições já foram preenchidas.

Nesta quarta-feira, dia 18, acontece a Oficina de Humor – Os Caminhos do Riso, com Márcio Pial, no Centro Cultural, às 18 horas. Restam poucas vagas! Para se inscrever, clique aqui.

Já na quinta-feira, dia 19, também no Centro Cultural, às 19 horas, será realizada a palestra “Dona Yayá: trajetória e saúde mental”, com a equipe do Centro de Preservação Cultural (CPC) da Universidade de São Paulo. A palestra também é um convite para a reflexão sobre o Dia Internacional da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. Instituída em 1992, pela Federação Mundial da Saúde Mental, a data estimula debates e ações sobre a conscientização em torno da importância dos cuidados com a saúde psicológica, principalmente sobre as mudanças no paradigma da assistência em saúde mental, antes pautada no isolamento social – como foi o caso de Dona Yayá.

Sebastiana Melo Freire, a Dona Yayá, nasceu em 21 de janeiro de 1887, uma entre os cinco filhos do abastado político local Manoel de Almeida Mello Freire. Em 1905, órfã, Yayá se tornou a única herdeira de uma vasta fortuna, constituída por um grande número de imóveis na Capital e em Mogi das Cruzes, além de dinheiro e ações. Em 1918, manifestaram-se os primeiros sintomas de sua doença mental, o que a levaria a ser internada em um sanatório e, posteriormente, em um Casarão localizado no bairro paulistano do Bixiga, onde permaneceu isolada por 36 anos.

Literatura, Noites de Mistério e arte para crianças

Na sexta-feira, dia 20, a programação tem dois eventos. No Centro Cultural, às 19 horas, acontece a "Conversa sobre os 60 anos do escritor Cícero Buark". Escritor com extensa publicação, dentre elas “O poeta da Natureza” e “O Triângulo de Ilhabela”, Cícero publicou várias edições do manual “Mogi das Cruzes - Guia da Cidade” e colaborou com a elaboração do mapa de Mogi, por meio de fotos aéreas tiradas pela VASP.

Já no Largo do Carmo, será realizada mais uma edição do Noites de Mistério – Edição Igrejas do Carmo, com saída em frente à igreja, na rua São João, Largo do Carmo, às 19h30. As vagas já estão esgotadas.

No sábado, 21, o Centro Cultural, na região central, recebe a terceira edição do “Mogi: Infância com Arte”. As atividades são voltadas às crianças de 2 a 11 anos, e podem contar com a participação dos pais, em brincadeiras como pintura, desenho, encenação e artes em geral.

Os encontros têm como objetivo contribuir para enriquecer o repertório da criança, estimulando sua articulação por meio de materiais e técnicas variadas, colocá-la como produtora de arte no espaço artístico e, ainda, promover interações lúdicas em grupo, valorizando a fruição e a socialização a partir das artes. Neste sábado (21) o evento terá a participação do professor Ricardo Leite, em duas sessões, das 10h30 às 11h30 e das 11h30 às 12h30.

Ainda dentro do Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância, até o dia 28 de outubro, o Centro Cultural de Mogi recebe a mostra “Somos todos Artistas – Arte Inclusiva”, de alunos da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia. Produzidas com mediação do professor Ricardo Leite, que leciona Artes na unidade escolar, as obras podem ser visitadas no Centro Cultural, segunda a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi