Abertura da exposição “Somos todos artistas: Arte Inclusiva” será nesta quinta-feira (19/10), no Centro Cultural de Mogi das Cruzes

Imprimir PDF



Nesta quinta-feira (19/10), às 14 horas, acontecerá a abertura oficial da Exposição “Somos Todos Artistas: Arte Inclusiva” no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, no Centro. A iniciativa tem como perspectiva incluir a todos nos espaços culturais com a apresentação dos trabalhos do coletivo de alunos-artistas da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Educação.

A exposição, que está em cartaz desde o último dia 11, faz parte do Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância. As obras com temáticas variadas foram elaboradas a partir de acontecimentos e reflexões sobre atividades feitas em aula, sob orientação do professor de Artes, Ricardo Leite, com o coletivo de alunos-artistas da escola entre os anos de 2022 e 2023. Estão expostas, ainda, produções do educador, que também é escritor, músico e produtor independente.

Esta exposição tem como finalidade dar visibilidade a estes alunos por meio de suas produções artísticas e fazer com que eles e seus responsáveis percebam que todos os espaços da sociedade são pertencentes a eles. A Emesp completou 36 anos de existência neste ano e atualmente atende 519 alunos matriculados, incluindo os estudantes que são atendidos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Jundiapeba.


Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância
Lançado em dezembro de 2022, o Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância é um projeto de política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância, em especial à sua primeira etapa (de zero a 6 anos). Pela iniciativa estão em andamento diversas ações na cidade, como os Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que têm como foco a convivência solidária, humanizada e coletiva para os pequenos mogianos. O programa também faz parte do planejamento do Mogi 500 anos, um plano de cidade a médio e longo prazo.

Neste ano, Mogi aderiu à Rede de Cidades das Crianças, um grupo com 30 anos de história e composto por 200 cidades, espalhadas em 15 países da Europa e América Latina. A Rede tem foco no desenvolvimento durante a infância, que é o período mais fértil e decisivo da vida. A proposta é garantir nas cidades integrantes a liberdade e a autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas. Para isso, aposta em espaços de brincar criativos, seguros, visualmente agradáveis e sustentáveis.

Além disso, desde julho de 2021, Mogi faz parte da Rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.


Serviço
Exposição “Somos Todos Artistas: Arte Inclusiva”
De 11 a 28 de outubro
Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes
Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 – Centro
Visitação: segunda a sábado, das 9h às 17h
Entrada gratuita e livre para todos os públicos

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi