Formação cultural em Mogi das Cruzes avança com mais 80 vagas profissionalizantes

Imprimir PDF



Foram abertas nesta segunda-feira (1), as inscrições para os cursos oferecidos pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) que integram um programa que é referência nacional na formação de profissionais técnicos e de produção para as Artes Cênicas. Com aulas gratuitas, as vagas são destinadas para maiores de 18 anos que tenham concluído o ensino médio. As inscrições gratuitas serão aceitas até 25 de abril, de maneira online, disponível no link abaixo.

Inscreva-se

Ao todo, serão oferecidas 80 vagas, divididas igualmente em quatro cursos profissionalizantes: Produção Cultural, Técnicas de Palco, Técnicas de Som e Técnicas de Luz.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, "a parceria com o ITB contribui para a execução das ações de formação cultural, que estão no foco da agenda da pasta em 2024. Além de inserir Mogi no circuito das cidades com as melhores práticas de profissionalização desenvolvidas para especificamente para o setor artístico e cultural".

Os cursos são divididos em quatro módulos cada, com duração total de 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nessa última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.

O período de formação vai de junho a dezembro de 2024, com aulas presenciais em equipamentos culturais diversos, a partir de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes (Secult). Como a ação também acontece em outros municípios, em determinados momentos do curso, algumas aulas serão online, acontecendo simultaneamente para todos os cursos, em todas as cidades, para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre todos os alunos.

O programa conta com o incentivo da Lei de Incentivo Estadual, o Proac ICMS, e tem o patrocínio da empresa EDP. "É muito importante que os patrocinadores locais valorizem ações formativas como essa, pois a qualificação dos profissionais contribui para melhorar a qualidade da programação artística em todas as cidades beneficiadas pelo programa. É mais arte e cultura de qualidade para a população e é mais oportunidade de conseguir um bom trabalho também", destaca a secretária, ressaltando a contribuição do programa para a inserção ou reinserção de profissionais no setor de arte e cultura - área cujo potencial de geração de trabalho e renda cresce em todo o mundo.

Com início em 2022, o projeto já formou 450 alunos até o momento, e desde então se tornou uma referência de cursos profissionalizantes de curta duração com efetividade no mercado - deixando um legado positivo nas cidades por onde passou.

O ITB visa atrair jovens, principalmente os de baixa renda, que querem entrar no mercado com capacitação técnica, além de atender também artistas e técnicos que desejam reciclar seus conhecimentos, possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência.

A equipe de concepção e coordenação envolve vários profissionais: Gabriel Fontes Paiva e André Prado (Gerentes Pedagógicos), Ana Helena Curti (Coordenadora Pedagógica do curso de Produção Cultural), André Omote (Coordenador Pedagógico do curso de Técnico de Som), Carol Bucek (Coordenadora Pedagógica do curso de Técnico de Palco) e Telma Fernandes (Coordenadora Pedagógica do curso de Técnico de luz). O corpo docente foi formado de maneira plural, e contará com mais de quarenta profissionais, artistas, professores e estudiosos das práticas e das linguagens artísticas.

Além de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, o programa percorrerá as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Ribeirão Preto e a capital paulista.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi