2ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes recebe inscrições até 5 de julho

Imprimir PDF



Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Cultural (Olimc)de Mogi das Cruzes até o dia 5 de julho. Serão aceitas propostas de apresentações artísticas dos segmentos de artes visuais, audiovisual, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro de instituições do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) e do Ensino Médio da rede pública de ensino.

A Olimc é uma ação idealizada especialmente para alunos da rede estadual de ensino e nesta edição o tema escolhido é Inclusão e Paz. Com o objetivo de incentivar a descoberta e valorização dos talentos artísticos e dos interesses culturais, o evento proporcionará uma vitrine das artes produzidas por estudantes.

Inscreva-se

Regulamento de participação

Para a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, a segunda edição da Olimc da Inclusão e Paz será ainda mais especial que a primeira. "Ano passado, movimentamos toda nossa equipe para a realização desse sonho em resgatar o envolvimento estudantil em atividades que incentivem a conscientização humana, por meio das artes. A espectativa é que nesse ano mais alunos se inspirem nos resultados alcançados em 2023".

A proposta da Olimc é envolver os estudantes, sobretudo adolescentes e jovens, mas também os adultos das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) em discussões e atividades que visam a conscientização e a busca por soluções para os desafios globais.

A Olimc tem ampla abrangência artística, fomentando diversas modalidades para que os participantes possam explorar e desenvolver suas habilidades. Seja na dança, música, teatro, literatura, artes plásticas ou audiovisual, a ação objetiva proporcionar um espaço de expressão e aprendizado, estimulando a criatividade, o intercâmbio de saberes, o respeito à diversidade e a integração social.

Composta de quatro etapas, a primeira acontece nas escolas e envolve a divulgação, pré-inscrição e preparação interna dos estudantes, desde a pré-inscrição de artistas e grupos interessados aos ensaios e preparativos dos potenciais concorrentes. Simultaneamente, serão discutidas temáticas relacionadas à Inclusão e Paz, para apoiar a qualificação dos conteúdos a serem apresentados.

A segunda etapa é a de seleção interna, em cada escola, dos competidores de cada apresentação artística que representará a escola. Na etapa 3, acontece a pré-seleção pela Comissão Avaliadora, a partir dos materiais de todas as apresentações artísticas inscritas, de até cinco finalistas por modalidade artística. Na quarta e última etapa, que acontece no início de dezembro, serão realizadas as  apresentações públicas dos concorrentes finalistas e serão selecionados os vencedores da Olimc da Inclusão e Paz.

Poderão se inscrever alunos de 69 escolas públicas, que atendem um total de 37 mil estudantes.

Vencedores da 1° Olimc se apresentam no Theatro Vasques nesta quinta, 16

Nesta quinta-feira (16), a partir das 10 horas, o Theatro Vasques recebe as apresentações artísticas dos primeiros colocados de dança, música e teatro como resultado da 1ª Olimc, com entrada gratuita.

Realizada em 2023, a primeira edição do evento foi um sucesso e contou com a participação de 25 escolas de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, com a inscrição de 49 projetos e um total de 432 estudantes envolvidos. Foram aceitas propostas nos segmentos de artes visuais, audiovisual, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro. Os três primeiros colocados de cada segmento receberam um troféu pela participação, em dezembro do ano passado.

O primeiro colocado em artes visuais reabriu as portas da Galeria Wanda Barbieri com a exposição "Raízes e Asas: o legado artístico de Mogi em evolução".

A ação conta com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica no segundo piso do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi