Grupos de Congada e Moçambique Invadem a Cidade para Coroar o Rei Congo

Imprimir PDF

Com o objetivo de resgatar e preservar a cultura popular, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, com a participação ativa de grupos folclóricos do município, abre amanhã (18/08) no Ciarte a exposição “Expo Arte Popular”, que segue até o dia 23 de agosto com um Festival de Congadas e a Coroação do Rei Congo, eventos estes que acontecerão nas praças da cidade.

Na “Expo Arte Popular”, estarão expostos estandartes, indumentárias, guizo, quepe, fotos e até um pequeno altar do Divino Espírito Santo foi montado, considerando o forte laço existente entre os grupos culturais da região, que são presenças constantes na Festa do Divino.

O Brasil é um país plural em sua formação: brancos, negros e índios, que resultou num rico painel de manifestações culturais. Na região de Mogi das Cruzes as congadas, moçambiques e marujadas são representações fortes e permanentes da força da cultura popular.

No dia 23/08 às 9h será realizada uma missa afro na Praça São Benedito, onde também acontecerá o Festival de Congadas que vai reunir oito grupos folclóricos da região com cerca de 340 integrantes. Após a apresentação, o cortejo segue para a Praça Coronel Almeida, onde farão uma nova apresentação e a partir das 13h irão para a Praça Oswaldo Cruz onde será feita a coroação do Rei Congo.

A Coroação do Rei Congo é uma tradição vinda de costumes tribais de Congo e Angola e concedia ao coroado um papel marcante que permitia ao negro expressar-se culturalmente dentro da sociedade colonial, passando de um simples escravo a um ser respeitado, inclusive, pela população branca.

Serviço

A “Expo Arte Popular” acontece de 18 a 23 de agosto no Ciarte (Rua Ricardo Vilela, 69), de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h. Aos sábados o horário é das 9h às 16h. Já o Festival de Congadas começa às 9h com uma Missa Afro no Coreto da Praça São Benedito.

 Após a missa, um cortejo formado por grupos de congadas e convidados seguem até a Praça Coronel Almeida e depois para a Praça Nossa Senhora do Rosário, onde será feita a “Cantoria de Agradecimento” em cada uma das praças. Por fim, na Praça Oswaldo Cruz, será realizada a Coroação do Rei Congo.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi