Secretaria de Cultura promove a “Semana da Consciência Negra”

Imprimir PDF

Com uma programação voltada exclusivamente à cultura afro, a Prefeitura de Mogi por meio da Secretaria de Cultura promove no período de 14 a 22 de novembro a “Semana da Consciência Negra”, buscando valorizar a cultura, a importância e a história do negro na sociedade brasileira.

Durante muito tempo o negro só era lembrado no dia da abolição da escravatura, comemorado em 13 de maio, mas não se falava sobre as lutas e a resistência contra a opressão e exclusão vividas por esse povo. Dava-se destaque ao ato da princesa que alforriou escravos africanos, omitindo as muitas manifestações antiescravagistas.

Com o surgimento de movimentos negros por todo o Brasil, começou a luta pelo reconhecimento dos direitos e das lideranças negras no país, sendo uma das maiores vitórias a instituição, em 2003, do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695. Guerreiro e líder do quilombo, Zumbi é considerado um dos principais símbolos de luta pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil.

A programação da “Semana da Consciência Negra”, em Mogi, foi elaborada conjuntamente por representantes da Prefeitura, das congadas e marujadas, da Pastoral Afro, da AMAD - Associação Mogiana de Afrodescendentes, de organizações não governamentais e da sociedade em geral e terá espaço para diferentes manifestações culturais.

Desfile de roupas e penteados, shows musicais, apresentação de grupos folclóricos, missas afros e a inauguração de uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares, são algumas das muitas atividades preparadas para as comemorações, que acontecerão em ruas e praças da cidade.  (clique aqui e confira a programação)

A Prefeitura de Mogi vem desenvolvendo várias ações no sentido de resgatar a história dos afrodescendentes. Em agosto, foi realizado um Festival de Congadas, que contou com a participação de oito grupos folclóricos da região, que percorreram várias ruas do centro até chegar a Praça Oswaldo Cruz, local onde foi feita a “Coroação do Rei Congo”.

“É uma data muito importante. O evento será grandioso e esperamos a participação de toda população, comparecendo e prestigiando as atrações que teremos durante toda a semana”, disse o secretário de cultura, José Luiz Freire de Almeida.

Praça Zumbi dos Palmares - Braz Cubas
 
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi