Crianças da Zona Rural vão ao Theatro Vasques, assistir os Parlapatões

Imprimir PDF

A Secretaria de Cultura tem levado aos bairros e distritos, através do projeto “Tenda Cultural”, espetáculos de dança, teatro, música, cinema e literatura. Mas desta vez o caminho é inverso. Crianças das redes de ensino municipal e estadual, que estudam em bairros mais afastados e na zona rural, é que virão ao centro para assistirem os Parlapatões que se apresentarão no Theatro Vasques nos dias 08 e 09 de dezembro.

Com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino, cerca de 1.500 estudantes foram convidados para verem os shows dos palhaços da trupe parlapatônica. “Essa é uma grande oportunidade para que crianças que moram nas zonas mais distantes da cidade, tenham acesso a espetáculos de qualidade no Theatro Vasques”, disse o secretário de cultura, José Luiz Freire de Almeida.

Com 18 anos de carreira e vários prêmios no currículo, o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões tem em seu repertório 37 montagens baseadas no humor e na comédia, utilizando técnicas circenses e teatro de rua. Desde 2006 mantém, com recursos próprios, o Espaço Parlapatões, que serve de escritório de produção e armazenagem de cenários. Ainda no local, são realizados cursos, oficinas, workshop, festivais e mostras de teatro.

Mogi receberá dois espetáculos. “O Bricabraque” que conta as aventuras de um leiloeiro maluco, Bricabraque, que narra sua paixão por Gala, uma pulguinha falante que caiu nas garras de um vilão. Trapalhão, ele vende de tudo e confunde o que narra com o que está acontecendo. Na entrada, as crianças recebem dinheiro de brinquedo para arrematarem as bugigangas que ele oferece. Raul Barretto é o parlapatão que dá vida ao personagem.

Em “Parlapatões Clássicos do Circo” são reunidos alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses que com o tempo foram se perdendo. Além dos clássicos, eles incluem cenas hilárias como a disputa de pênaltis no quadro “Futebol de Palhaços” ou a coreografia de balé realizada por lutadores de boxe. O número das “Águas Dançantes” é um dos mais esperados pelo público.

A história é sobre o palhaço Tililingo que ao encontrar um apresentador de circo desiludido, sugere a ele que voltem a fazer circo como antigamente. No elenco estão Raul Barretto, Hugo Possolo, Henrique Stroeter, Hélio Pottes, Fabek Capreri e contará ainda com a participação especial do ator e acrobata mogiano Marcio Pial, que trabalhou com a trupe durante 4 anos.

Serão cinco sessões que acontecerão no Theatro Vasques em dois dias. Dia 8 de dezembro às 9h30 – O Bricabraque; 14h e 16 horas – Parlapatões Clássicos do Circo. Dia 9 de dezembro às 9h30 e 14 horas  – O Bricabraque. “São dois espetáculos de alto nível de uma das mais respeitadas companhia de teatro da atualidade. Com certeza as crianças vão se divertir muito”, disse o secretário de cultura, José Luiz Freire de Almeida.

 

 
"Parlapatões Clássicos do Circo"

 

" O Bricabraque" 
 
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi