“Índios que Habitaram Mogi” revela modo de vida e relações sociais dos índios na região

Imprimir PDF

A Divisão de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Núcleo de Arqueologia da Universidade Braz Cubas, realizam a partir desta segunda (19/04) a Exposição “Índios que Habitaram Mogi”. 

Serão apresentados por meio de painéis, imagens da presença indígena em um contexto geral no Brasil e, em especial, na Região de Mogi das Cruzes. Também estarão expostos textos e ilustrações publicados nas obras do Historiador Isaac Grinberg, que faz menção ao índio que habitava a região de Mogi das Cruzes no Século XVI.

A exposição trará informações sobre o modo de vida dos índios e suas relações sociais no início da colonização do território brasileiro. Reproduções de ilustrações realizadas pelo artista francês Jean Baptiste Debret, que foram publicadas no livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, foram disponibilizadas pelo Acervo Digital do Projeto Brasiliana – USP.

Objetos indígenas, pertencentes ao Museu Histórico e Pedagógico “Visconde de Mauá” e amostras de pesquisas arqueológicas realizadas na Serra do Itapety, desenvolvidas pelo Núcleo de Arqueologia da Universidade Braz Cubas, também poderão ser vistos.

A Expo “Arte em Ciarte - Índios que Habitaram Mogi” acontece de 19 de abril a 2 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 18 horas, no Ciarte (Rua Dr. Ricardo Vilela, 69 – Centro). A entrada é gratuita.

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi