Virada Cultural traz artistas conhecidos e abre espaço para talentos de Mogi

Imprimir PDF

Mogi das Cruzes sediará, dias 22 e 23 de maio, mais uma edição da Virada Cultural Paulista. São 64 atrações gratuitas que vão garantir 24 horas ininterruptas de manifestações culturais e artísticas. Além de grandes nomes conhecidos do público, como Almir Sater, o evento terá a participação de muitos artistas mogianos.

Clique aqui para mais informações

“A pedido do prefeito Marco Bertaiolli, o evento deste ano valoriza os nossos artistas, abrindo espaço para que eles apresentem o seu trabalho ao público”, destaca o secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, lembrando que o evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o município.

As atrações foram programadas para agradar a todos os públicos. Espetáculos de teatro, dança, música, circo e literatura, além de exposições artísticas, serão apresentados ou montados nos sete palcos escolhidos para receber os eventos. São eles: avenida Cívica, Theatro Vasques, Ciarte, Casarão do Carmo, Largo do Carmo, Praça Oswaldo Cruz e Largo do Feira de Cezar de Souza.

A Virada será aberta com o espetáculo De Pernas pro Ar, estrelado pela atriz Rosi Campos. Ambientado no auditório da fictícia Rádio Grafitti PRK BUM, o espetáculo apresenta esquetes com as principais características da programação do rádio na década de 50: noticiários, reclames, musicais e outras surpresas convidam o público a viajar no tempo, embalado pelas canções mais marcantes da época.

Entre os artistas locais, a primeira a se apresentar será a banda Borthânia, que foi fundada em 2000 por Jason J. que após passar por várias bandas, decidiu iniciar um projeto em que tivesse liberdade para expressar suas idéias e influências musicais. A banda é formada por: Jason J., Raphael e Breno.

Outra atração mogiana é o grupo de cultura popular Jabuticaqui, fundado em 2006 por artistas, educadores, músicos e outros que vivenciam a cultura popular. O grupo tem como objetivo evidenciar a cultura do Brasil e homenagear grupos de congadas, moçambique, cacuríá, bumba-meu-boi e tantos outros que, mesmo diante de muita dificuldade, mantêm as tradições e dão vida à nossa história.

Mais um artista mogiano que participará da Virada Cultural é o cantor, compositor e violonista Serginho Moraes, que está na cena musical desde a década de 80, já tendo realizado apresentações pelos quatro cantos do país. Atualmente, divide seu tempo entre os shows e as aulas de canto coral, que ministra para a população da cidade.

Confira outras atrações mogianas da Virada Cultural

Mateus Sartori - O cantor paulista vem sendo considerado pela crítica especializada uma das grandes promessas de vozes masculinas nacionais. O show apresenta o repertório do seu terceiro CD, “Franciscos”, que rende homenagem aos grandes “Chicos” da música brasileira, entre eles: Chico Buarque, Chico César, Chico Pinheiro, Chico Saraiva, Chico Amaral, Chico da Silva, Francisco Alves, Francisco Itamar Assumpção, Francisco Mattoso e Francisco Bosco.

Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e Canarinhos do Itapety - A Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes apresenta um repertório variado e importante, e uma estrutura fortalecida. A Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes hoje é responsável pela gestão de cinco grupos representativos: a Orquestra Sinfônica (ORSIMC), a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, a Orquestra Minha Terra Mogi (cordas), a Banda Jovem Boigy e do Coro do Projeto Canarinhos do Itapety, cujo repertório abrange clássicos e canções folclóricas e populares, em diversos idiomas: alemão, latim, português, inglês, espanhol, hebraico, japonês, italiano e francês, e com um vasto repertório de grandes nomes da música brasileira, como Villa Lobos, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Toquinho, Flávio Venturini, Caetano Veloso.

Desvio de Conduta - Banda de Mogi das Cruzes, criada em 2008, se apresenta em diversos eventos no Estado, mostrando um repertório composto por grandes sucessos dos principais artistas da música nacional e internacional. De Pink Floyd a Alceu Valença, os músicos contagiam o público.

Orquestra de Viola de Mogi das Cruzes - Fundada e formada no ano de 2004 pelo professor de violão e viola Sr Jorge Correia, e seu amigo Sr Valdomiro Venâncio. Composto de 15 músicos de viola caipira, a Orquestra de Violas, é um marco muito importante na divulgação da nossa música sertaneja raiz.

Bico do Corvo - A banda nasceu quando três amigos e companheiros de longa data na música resolveram se juntar em um projeto que unisse seus interesses musicais. O trio é composto por Pedro Torres, na bateria e percussão, Ricardo Vergueiro, no baixo e vocal, e Breno Guaraná, na guitarra, vocal e viola caipira.

Hamlet - Núcleo de Arte Cênicas do Sesi – Mogi das Cruzes - Peça metalingüística, que utiliza o recurso do teatro dentro do teatro. O texto - um dos mais famosos de Shakespeare - conta a história do príncipe Hamlet, que busca vingar o assassinato de seu pai. O personagem é atemporal porque aflora os dilemas da existência humana: agir ou não agir; representar ou não representar; dizer a verdade ou a mentira; amar ou não amar; ser ou não ser.

Waldir Vera - O violonista, cantor e compositor de Mogi das Cruzes apresenta o show de seu segundo álbum, “Em Casa”. O espetáculo mostra seu trabalho autoral, com parcerias, arranjos e timbres valorizando as canções, que levam à reflexão sobre amor e amizade.

Conte-me uma Mentira – A banda surgiu da reunião de amigos, que se juntavam para tocar apenas pela diversão. Com o decorrer dos ensaios, o trio de Mogi das Cruzes percebeu que poderia ir além da brincadeira e, hoje em dia, realiza diversos shows pela região, divulgando suas músicas.

A.C.M.E 9 - A “Sociedade Alternativa Musical” surgiu da união dos músicos Ale, Luiz, Rone, Fernando e Fábio ao MC Acme, que tem uma longa história no movimento hip-hop, representando Mogi das Cruzes em vários eventos do gênero. DJ Simmone, com seus nove anos de rap, também participa desse coletivo.

Banda Jane Dop - Formada por Andrea Marques (baterista do Maquiladora), Regis Vernissage (baixista do Somata), Fernanda Azevedo, Eduarda Citriniti e Marcelo Menezes (guitarrista do Vintage), a banda de Mogi das Cruzes faz um rock alternativo, marcado pela espontaneidade e pela energia de palco.

Banda Maquiladora - A banda de rock alternativo de Mogi das Cruzes tem três anos de carreira e muitos shows na trajetória. Thania (voz e guitarra base), Thais (guitarra solo), Henrique (baixo) e Andrea (bateria) estão gravando seu terceiro álbum, para agradar em cheio ao público.

Vício Primavera - Formada em Mogi das Cruzes, no ano de 2007, a banda é referência de rock’n’roll na região. Com atenção especial nas letras das canções, o grupo apresenta uma fusão homogênea de ritmos, instrumentos e timbres, sem deixar de ter identidade e cadência próprias.

Barbosa Jazz Band - Há mais de 30 anos o saxofonista Sebastião da Silva, o Barbosa, reuniu músicos do mais alto escalão para quebrar tudo, no melhor sentido da palavra. Jazz e blues da melhor qualidade.

Cia de Rua - O espetáculo, realizado pela Cia de Rua, de Mogi das Cruzes, usa humor e brincadeiras para abordar um tema delicado: o animal no circo. Os artistas dançam, fazem palhaçadas, mágicas, acrobacias, deixando ao público uma mensagem de amor e respeito aos animais.

Déo Miranda - Sergipano e, atualmente, morando em Mogi das Cruzes/SP, Déo Miranda é cantador enraizado nos folguedos populares, das batidas de cacumbi, do zabumba das folias de reis, das pisadas do samba de pareia, das visões de Artur Bispo do Rosário e de toda a fervura folclórica e artística que existe na forma mais rústica e pura no nordeste brasileiro.

Congada de Santa Efigênia - A Congada de Santa Ifigênia foi fundada em 1984 pelo Capitão Zé Baiano (falecido). A Congada é de origem africana pelos cantos, danças, tambores, pandeiros, tarois e bastões.

Centro de Arte Lilian Gumieiro - O Centro de Arte Lilian Gumieiro iniciou suas atividades 1992, com dezenas de participações em festivais de dança de todo o país. Apresentará um show, com diversas modalidades de dança, intitulado “Mistura de Estilos”.

Banda Sinfônica Mário Portes - A Banda faz parte do projeto “Música: Formação, Expressão e Emoção”, criado em 2003 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A Sinfônica é composta por 87 alunos que se destacaram nas aulas de Iniciação Musical II e Percussão.

Teatro da Provocação - O grupo faz o público passear pelo passado da cidade de Mogi das Cruzes, resgatando a tradição oral para relembrar os hábitos de seus moradores nos tempos que o local era rodeado pela paisagem rural.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi