Imprimir

Memorial das Cidades-Irmãs

Mapa

Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº - Cesar de So, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08810-000


O Memorial das Cidades-Irmãs fica situado ao lado de uma bela praça no Parque Centenário. O espaço possui uma mostra itinerante com objetos e fotos doados por Seki e Toyama, que são cidades-irmãs de Mogi.

Mogi mantém parceria com as cidades de Seki, através de um convênio assinado em 1969, e Toyama, cuja parceria se iniciou em 1979. Desses acordos de cooperação, ambas as cidades apoiaram Mogi em várias iniciativas, como ampliação de creche, instalação de gabinete dentário da APAE, aquisição de três ambulâncias, doação de roupas para a Campanha do Agasalho, construção de salas de aula e a permanência de professores do Japão para aprimorar o ensino da língua japonesa na cidade, dentre outras ações.

Entre 2007 e 2008, Mogi recebeu visitantes ilustres, como prefeitos de Seki, Toyama e Hamamatsu, do governador da Província de Oita, além de políticos e lideranças da sociedade civil. Eles trouxeram valiosas peças históricas de suas terras de origem, que hoje compõem os acervos do Museu da Imigração e do Memorial das Cidades-Irmãs, ambos no Parque Centenário.

Fonte: blog do ex-prefeito Junji Abe