Imprimir

Museu Ferroviário de Sabaúna

Mapa

Endereço: Rua Rua Francisco Rodrigues Mathias, Sabaúna, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08850-110


O museu é composto por material ferroviário de todos os tipos, desde bandeiras históricas da Central do Brasil, placas da Rede Ferroviária Federal e também objetos que pertenciam ou eram utilizados nos trens. Estão à mostra, os caps ferroviários, que eram usados pelos motoristas das locomotivas, antigos freios, caixa de água da época das locomotivas a vapor e até mesmo carvão in natura e queimado, material este que, durante muitos anos, era o que movia as locomotivas.

O espaço possui totens interativos, com perguntas e respostas sobre a ferrovia, além de seis telas cronológicas, que remontam toda a história da estrada de ferro no Brasil e em Mogi das Cruzes. Nelas é possível descobrir, por exemplo, qual foi a primeira locomotiva que passou por Sabaúna e quando isso aconteceu.

Um dos diferenciais deste museu é que nele é possível tocar nos objetos, fotografá-los e até vesti-los, como os caps ferroviários. Só não é permitido manusear objetos que representem algum risco para os visitantes. O equipamento tem ainda uma sala de produção, com capacidade para dez pessoas e iluminação em LED, onde é feita a exibição de antigos filmes ferroviários.




FUNCIONAMENTO

Sábado e domingo, das 9h às 15h

CONTATO

Telefone: 11 4761-9335