Imprimir

Centro Cultural

MapaCentro Cultural

Endereço: Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-180


Estrutura do Centro Cultural 

O prédio do Centro Cultural de Mogi das Cruzes durante anos foi utilizado como prédio comercial, tinha boa parte de seu espaço subutilizado, até que um movimento popular, que pedia a aquisição do imóvel para que ele fosse convertido em equipamento multicultural, começou a tomar força.

A Administração Municipal abraçou a causa e deu início às negociações, que culminaram com a assinatura do contrato de locação do edifício, em agosto do ano passado. Com o documento em mãos, a Prefeitura iniciou imediatamente a ocupação do prédio, começando pelas reformas e adequações, de modo que ele ficasse apto a receber atividades artístico-culturais, bem como o público.

O acordo feito prevê que tudo o que for pago em aluguel pela Administração será abatido posteriormente, no momento da compra do imóvel, uma vez que a Prefeitura já manifestou o interesse na aquisição e a proprietária também sinalizou positivamente para a venda. O que falta para a concretização dessa próxima etapa é uma anuência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que autorize a proprietária a vender o edifício ao município. Além disso, a Prefeitura conseguiu um desconto no valor do aluguel durante os primeiros 12 meses, a título das benfeitorias que agora já foram feitas no prédio.

Por legislação, o contrato só permite que a Prefeitura faça trabalhos de manutenção no imóvel. Após a compra do prédio, entretanto, a Prefeitura planeja executar serviços ainda mais amplos do local, fazendo, por exemplo, a completa adaptação do espaço às normas de acessibilidade.

Reforma e detalhes técnicos

As reformas para adequação do prédio tiveram investimento de R$ 150 mil e contemplaram uma completa remodelação no prédio, desde revisões nas instalações elétricas e hidráulicas, até a recuperação e modernização de pisos, tetos, paredes, janelas, portas, mais pintura geral. Com o objetivo de garantir ao público a melhor experiência o possível, cada espaço foi repensado e os equipamentos adquiridos são de última geração.

A Galeria de Artes “Wanda Coelho Barbieri”, que é o piso térreo do prédio, tem área total de 195 metros quadrados. Destinada especificamente para mostras de obras de arte, ela possui recepção, administração, sanitários acessíveis, área de exposição, reserva técnica, além dos recursos expositivos, como cubos, biombos e um sistema de iluminação específico para a atividade a que se destina, com trilhos eletrificados e spots direcionais, em LED.

Já a Sala Multiuso “Wilma Ramos” tem área de 202 metros quadrados, comporta 150 espectadores sentados e tem lotação máxima de 200 espectadores. Ela é dotada de avançados recursos técnicos de som e luz, já que é um local destinado a apresentações artísticas dos mais diversos segmentos, como shows musicais, teatro, circo, dança, sessões de cinema, bem como reuniões em formatos mais simples. Além de praticáveis móveis, que garantem a versatilidade da disposição do palco, a sala possui também um camarim, projetor, tela de projeção e máquina de fumaça.

Também no primeiro andar, ao lado da Sala Multiuso, há uma área, de 87 metros quadrados, intitulada oficialmente Área de Convivência “Ilda Veri Lopes”. O objetivo deste espaço é oferecer um ambiente confortável e aconchegante para a plateia, enquanto aguarda o início da apresentação artística. Funcionará como um foyer e terá, dentro de poucas semanas, uma cafeteria em atividade.

A área do segundo andar, onde está a Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Santana, é a mais ampla, com 322 metros quadrados. O local possui quiosque de Internet, onde a população poderá fazer pesquisas e consultas e oferece também acesso livre ao acervo, que é composto por mais de 35 mil títulos, banheiros, biblioteca infantil, espaço para leitura de periódicos, clube de xadrez, além das instalações mais administrativas, que são a recepção e copa para funcionários.

O prédio do Centro Cultural de Mogi das Cruzes possui ainda um subsolo, com 246 metros quadrados de área, que servirá de apoio operacional, com reserva técnica de equipamentos e sala de manutenção.

 


RECURSOS

- Regimento Interno
- Rider técnico Sala Wilma Ramos

FUNCIONAMENTO

Terça a quinta das 8h às 18h
Sexta e sábado das 8h às 22h (Biblioteca Municipal até às 18h)
Domingo das 10h às 14h

INFORMAÇÕES

Telefone: 11 4798-6988
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

EVENTOS

  
Data Título Local Segmento
04/02/17 15:00 Oficina de Produção Editorial com Gilberto Yoshinaga Centro Cultural Oficinas