Imprimir

Biblioteca Municipal

Mapa

Endereço: Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-180


A Biblioteca Municipal está localizada no Centro Histórico da cidade, no segundo andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, próximo à Igreja Matriz, e ocupa a área mais ampla do prédio, com 322 metros quadrados. A biblioteca existe oficialmente desde 1948, sendo seu acervo variado para atender, principalmente, a pesquisas estudantis e empréstimo de livros de literatura a toda a população mogiana, disponibilizando prontamente todo tipo de conhecimento.

Estrutura:

  • O local possui internet sem fio e quiosques com acesso a Internet onde os usuários podem fazer pesquisas e consultas. Oferece ainda publicações do município, como jornais e revistas, além de periódicos para leitura no local. 
     
  • Para a leitura, os frequentadores contam com um espaço mobiliado com sofás, mesas e cadeiras, além de uma área onde as pessoas podem se sentar e escutar, em estações de áudio em formato de luminárias pendentes, músicas de compositores mogianos. 
     
  • Aos que fazem pesquisas e trabalhos escolares, são mais de 20 mesas com cadeiras para estudo. 
     
  • O acervo é composto por mais de 35 mil títulos dos mais diversos segmentos, dentre eles literatura brasileira, estrangeira, infantil, biografias, almanaques, dicionários, história e contos de Mogi das Cruzes. 
     
  • Possui ainda em seu acervo diversos títulos em Braille, sistema de leitura por meio do tato, direcionado a portadores de necessidades visuais. 
     
  • O espaço infantil Mauricio de Souza foi pensado cuidadosamente para acolher as crianças dando-lhes conforto e segurança. É mobiliado com bancos pequenos, piso colorido em EVA, estantes baixas e disponibiliza centenas de títulos ente gibis, contos e histórias infantis, além de diversos jogos divertidos e educativos. 
     
  • Todas as quartas-feiras, às 9h30 e 15h, o projeto “Era uma vez...” apresenta duas sessões de contação de histórias com profissionais capacitados, atendendo as escolas municipais através de agendamento, e também ao público espontâneo. 
     
  • Às sextas-feiras, a partir das 19 horas, acontece o Clube do Xadrez com vários torneios com a participação de enxadristas experientes e iniciantes. 
     
  • Para se associar é preciso apresentar duas fotos 3x4, um documento de identidade (RG/CNH) e um comprovante de residência.  
     
  • Todos os serviços prestados pela Biblioteca Municipal são gratuitos.



FUNCIONAMENTO

Segunda a sábado das 8h às 18h

INFORMAÇÕES

Telefone: 11 4798-6986 / 4798-6987
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.