Título: Oficina de Contação de Histórias, com Vanderleia Barboza
Data: 27/08/18 - 30/08/18
Horário: 14:00 - 18:00
Segmento: Literatura
Ingresso: Gratuito
Recomendação: 16 anos
Endereço: Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330
Oficina de Contação de Histórias
Local
Centro Cultural
Data
de 27 a 30 de agosto de 2018
Horário
das 14h às 18h horas
Vagas
20 vagas preferencialmente para moradores de Mogi das Cruzes
Faixa etária
a partir de 16 anos
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas pessoalmente no Centro Cultural (Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes), no período de 3 a 23/08. Os interessados devem apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço. Não é necessário cópia dos documentos.
Gratuito
A Oficina
O encanto, a importância e as técnicas da contação de histórias com elucidações comparativas entre mediação de leitura | leitura mediada e contação de história, para formação de leitores e desenvolvimento humano.
Objetivos:
A. Desenvolver a potencialidade da contação de histórias como uma ferramenta de aproximação da literatura como arte, por meio de uma experiência significativa com o universo das histórias de tradição oral.
B. Criar um espaço de debate sobre o (re)aprender a ouvir.
C. Apresentar os fatores históricos, a importância e valores social e humano no ato de contar histórias.
D. Pontuar o uso de estruturas e linguagem diferenciadas na contação de histórias.
E. Oportunizar aos cursistas a prática da contação de histórias sob a ótica da ação profissional e da ação empírica.
F. Despertar a percepção como as histórias da tradição oral são contemporâneas, e como o seu conteúdo simbólico oferece uma perspectiva ampliada e integradora do ser humano e suas relações
com do mundo em que vive.
G. Dar acesso a Técnicas do Ato de contar histórias como instrumento de incentivo a leitura e desenvolvimento humano.
H. Oferecer conteúdos literários e possibilitar vivência com exercícios que desenvolvem a habilidade da contação de histórias.
I. Apresentar os diferentes contextos na prática de: Contar Histórias, Mediar Leitura e Realizar Leitura Mediada pensando a Leitura como: Ação Formadora, (Trans) Formadora e (De) Formadora.
Foto: divulgação